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Chega ao mercado a plataforma que une compradores e vendedores de serviços de TI

proposta da MatchIT é automatizar, por meio de tecnologias de inteligência, as melhores conexões possíveis entre usuários e fornecedores de TI, como canais e fabricantes

Chega ao mercado a plataforma que une compradores e vendedores de serviços de TI

A startup brasileira MatchIT lançou uma plataforma B2B especializada em serviços de TI que leva o mesmo nome da empresa. A proposta é automatizar – por meio de algoritmos de Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e Processamento de Linguagem Natural (PLN) – as melhores conexões possíveis entre compradores e vendedores. Esse match leva em conta, por exemplo, as especificidades das tecnologias em pauta, as prioridades dos compradores e a capacidade de entrega dos vendedores.

Hospedada no Parque Tecnológico da Unicamp desde 2021, a MatchIT tem como uma de suas metas apoiar líderes de tecnologia. Hoje eles abrangem um universo, segundo cálculos da empresa, de cerca de 200 mil CTOs, heads de inovação, diretores de infraestrutura e de aplicações em busca por parceiros de serviços para projetos de Transformação Digital. A MatchIT também se propõe a auxiliar o outro lado desse balcão: equipes comerciais das cerca de 30 mil empresas que prestam serviços de TI no País, fazendo com que a primeira etapa da relação de compra e venda de serviços seja mais simples, ágil, transparente e vantajosa para os dois lados. Um terceiro perfil de clientes são os grandes fabricantes de TI, que poderão usar a plataforma para apoiar o seu canal de vendas. A meta da empresa é fechar 2022 com 3.000 usuários, distribuídos entre fornecedores de serviços de TI e contratantes.

“Essa é uma meta plenamente possível”, frisa Rose Ramos, CEO e fundadora da MatchIT. “De acordo com o Gartner, 34% de todo o investimento corporativo em tecnologia se dá em serviços de TI, o dobro do que se investe em softwares e quatro vezes mais do que se investe em Data Centers”, argumenta. A empreendedora, que há mais de 15 anos atua com Transformação Digital e cultural em grandes corporações, ressalta, no entanto, que a contração desses serviços nas grandes empresas tende a ser penosa, enrijecida por inúmeras regras de compliance, além de restrita a uma pequena gama de fornecedores.

“Na prática, quem é contratado nem sempre é capaz de responder às demandas específicas de quem contrata”, afirma Rose. Segundo ela, para enfrentar essas limitações, gestores de áreas acabam lançando mão de indicações feitas por amigos em grupos de Whatsapp. “Esse recurso expõe as dores da empresa aos seus pares no mercado. Isso é muito comum em ambientes de profissionais que estão sob pressão para solucionar os desafios encontrados na contratação de serviços especializados”, observa.

Sob medida

De acordo com Rose, por meio da MatchIT é possível resolver o problema da contratação sem expor as companhias. A plataforma facilita aos gestores adotarem as regras de compliance das empresas onde trabalham, bem como chegar às melhores opções de fornecedores. Na prática, o comprador de tecnologia insere as principais características de seus projetos e suas necessidades específicas na plataforma.

A MatchIT faz a curadoria das informações, processa os dados utilizando seus algoritmos de IA e entrega os três provedores de serviços de tecnologia melhor ranqueados para que o comprador decida com quem quer iniciar uma conversa via chat. Os algoritmos levam em conta  diferenciais como a experiência, o perfil de clientes e a disponibilidade de entrega dos provedores de serviços, sempre tendo em vista as dificuldades de especificação e complexidade dos vários perfis de projetos de TI.

Caso não sejam encontrados fornecedores com, no mínimo, 80% de afinidade entre as necessidades solicitadas, quem entra em campo é o time MatchIT, que  sai em busca de fornecedores que atendam àquela demanda. O retorno se dá em até 72 horas. “Após a entrega do match ao comprador, a decisão de seguir, ou não, conversando com os fornecedores apresentados e avançar para as fases seguintes de negociação é das partes e não nos envolvemos mais”, afirma Rose.

Anjos

Hospedada no Parque Tecnológico da Unicamp, a startup conta com investimentos próprios e está se preparando para uma rodada de investimento pré-Seed/Anjo entre os meses de fevereiro e março de 2022. O objetivo é captar recursos para a otimização da plataforma tecnológica, fortalecimento dos times de marketing e vendas e evolução da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta associadas à Inteligência Artificial para a plataforma.

A MatchIT já conta com mais de 200 usuários cadastrados e parceria oficial com uma grande fabricante de tecnologia que aposta na plataforma para ajudar seus canais de distribuição a encontrarem novas oportunidades de vendas.

O modelo de negócios da startup prevê a venda de campanhas de branded content para fornecedores de TI, assim como a venda de assinaturas com inteligência de mercado para fabricantes de TI e seus canais de venda, incluindo analytics dos vendedores dentro da plataforma. Os vendedores que o desejarem, poderão contratar planos avançados para terem mais informações sobre o desempenho dos diferenciais de sua proposta de valor dentro da plataforma, de forma a balizarem melhor as suas ofertas e se tornarem mais assertivos em seu posicionamento comercial.

“Procuramos ser disruptivos quanto ao modelo de compra/venda de serviços de TI na América Latina, tornando-o mais ágil, promovendo mais confiança e gerando melhores negócios para quem contrata e para quem vende serviços de TI para projetos de sustentação, evolução e transformação tecnológica. Com isso, otimizamos o tempo e os resultados gerados por profissionais de tecnologia, ampliando o potencial competitivo dos negócios da região”, conclui.

Serviço
www.matchit.com.br

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