book_icon

ISH Tecnologia lista principais destaques de segurança em março

O conflito entre Rússia x Ucrânia foi pauta neste mês, com um alerta sendo ligado para empresas que mantém negócios com os países envolvidos

ISH Tecnologia lista principais destaques de segurança em março

A ISH Tecnologia, empresa nacional de cibersegurança, infraestrutura crítica e Nuvens blindadas, divulgou um relatório mensal onde aponta as principais vulnerabilidades e ameaças digitais encontradas pela sua equipe de pesquisa e avaliação de riscos no mês de março. O conflito entre Rússia x Ucrânia foi pauta neste mês, com um alerta sendo ligado para empresas que mantém negócios com os países envolvidos. Além disso, foram citadas brechas em programas de desenvolvimento e um grupo de ransomware que, segundo a ISH, esteve envolvido em quase 40% das tentativas do ataque no mês inteiro.

Uma vulnerabilidade zero-day recebe esse nome por ser desconhecida pela equipe de desenvolvimento do sistema afetado até o momento em que os incidentes começam a ocorrer

Confira a lista das vulnerabilidades encontradas pela ISH, e como se defender delas:

Empresas com operação na Rússia em risco

Inicialmente, a ISH não lista nenhuma vulnerabilidade propriamente dita, mas um alerta. Diz respeito ao conflito entre Ucrânia e Rússia, que completou um mês recentemente. Tem crescido as ocorrências de ciberataques a empresas que podem estar baseadas em solo russo, ou que mantém relações com clientes no país.

A prática recebe o nome de hacktivismo, e consiste no uso de técnicas de hacking a alvos com fins políticos e/ou ideológicos. O alerta fica para, além de reforçar a cibersegurança, estar ciente de que a companhia pode estar na mira, se mantiver relações com a Rússia.

Família ‘WannaCry’ em alta no Brasil

Diz respeito a um grupo de ransomwares cujos primeiros ataques foram registrados em 2017. Atua no formato de Ransomware as a Service (Ransomware como Serviço, ou RaaS), que consiste na “venda” do ataque para atacantes interessados.

Conforme revela a ISH, o grupo tem apresentado números perigosos no Brasil. O vírus Trojan-Ransom.WIN32.Phny.a, pertencente à família, foi a causa de 39,62% de todas as ocorrências de ransomware no último mês.

Spring4Shell – Vulnerabilidade zero-day

Uma vulnerabilidade zero-day recebe esse nome por ser desconhecida pela equipe de desenvolvimento do sistema afetado até o momento em que os incidentes começam a ocorrer. Nesse caso específico, diz respeito ao spring-core, estrutura comumente utilizada em aplicativos Java, permitindo desenvolvimento de aplicativos.

A brecha permite que invasores possam executar o código remotamente, que se traduz na capacidade de utilizar a máquina (e verificar seus dados para potencial venda) de qualquer lugar.

Nvidia Flare

Mais uma ocorrência em programas de desenvolvimento, este no Nvidia Flare, utilizado principalmente por pesquisadores e cientistas. Uma falha na interface de administração pode fazer com que um invasor torne todo o sistema indisponível. Além de verificar se a versão do programa é a mais atualizada possível, recomendações contra essa brecha são encontradas neste link: https://github.com/NVIDIA/NVFlare/security/advisories/GHSA-jx8f-cpx7-fv47.

Serviço
www.ish.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.