book_icon

Intel compra a Granulate e amplia portfólio de ferramentas de otimização

Empresa israelense desenvolveu um software de otimização em tempo real que ajuda os clientes a obterem ganhos de desempenho, reduções de custos na Nuvem e aprendizado contínuo da carga de trabalho

Intel compra a Granulate e amplia portfólio de ferramentas de otimização

A Intel Corporation anunciou nesta quinta-feira (31/3) um acordo para adquirir a Granulate Cloud Solutions, desenvolvedora israelense de software de otimização contínua em tempo real. A aquisição da Granulate ajudará os clientes de Nuvem e Data Center a maximizar o desempenho da carga de trabalho de computação e reduzir os custos de infraestrutura e Nuvem. Os termos do acordo não foram divulgados.

“Os clientes de Nuvem e Data Center de hoje exigem software escalável e de alto desempenho para aproveitar ao máximo suas implementações de hardware”, disse Sandra Rivera, vice-presidente executiva e gerente-geral de Datacenter and AI Group da Intel. “O software de otimização autônoma de Borda da Granulate pode ser aplicado a cargas de trabalho de produção sem exigir que o cliente faça alterações em seu código, gerando valor otimizado de hardware e software para cada cliente de Nuvem e Data Cente”, comentou.

O relacionamento da Intel e da Granulate começou no final de 2019, quando a empresa istaelense fez parte da primeira turma de formandos do Intel Ignite, programa de aceleração de startups

“Estamos construindo nosso portfólio de ferramentas de otimização de software que oferecem recursos flexíveis e escaláveis ​​que nos permitem atender à crescente demanda de a era da computação onipresente. A abordagem inovadora da Granulate para o software de otimização em tempo real complementa os recursos existentes da Intel, ajudando os clientes a obter ganhos de desempenho, reduções de custos na Nuvem e aprendizado contínuo da carga de trabalho”, afirmou Greg Lavender, diretor de Tecnologia, vice-presidente sênior e gerente-geral do Grupo de Software e Tecnologia Avançada da Intel.

Embora a computação em Nuvem e os microsserviços tenham criado uma nova era de flexibilidade em aplicativos distribuídos e escalabilidade de implementação, as arquiteturas modernas introduziram problemas de desempenho mais complexos que não são facilmente gerenciados por sistemas operacionais e tempos de execução tradicionais. Além disso, os clientes geralmente implementam distribuições Linux mais antigas e bibliotecas de aplicativos que não estão atualizadas com os avanços mais recentes nas CPUs de alto desempenho atuais. A Intel está empenhada em ajudar seus clientes a garantir que estejam dimensionando corretamente seus clusters de computação, tipos de instância e implementações de Nuvem.

O serviço de otimização autônoma da Granulate resolve esses problemas reduzindo a utilização da CPU e as latências do aplicativo. Ele faz isso aprendendo com o aplicativo do cliente e implementando um conjunto personalizado de otimizações contínuas em tempo de execução. Isso permite a implementação em clusters de computação menores e tipos de instância para melhorar o desempenho do aplicativo e reduzir os custos de Nuvem e Data Center. O serviço da Granulate não requer intervenção do desenvolvedor nem exige que o cliente faça alterações em seu próprio código. As otimizações para as CPUs mais recentes podem ser aplicadas mesmo em distribuições e tempos de execução Linux herdados.

“Juntamente com a Intel, acreditamos que podemos ajudar os clientes a obter reduções de custos significativas e cinco vezes o rendimento em cargas de trabalho”, disse Asaf Ezra, cofundador e CEO da Granulate. “Como parte da Intel, a Granulate poderá fornecer recursos de otimização autônoma para ainda mais clientes globalmente e expandir rapidamente sua oferta com a ajuda dos 19 mil engenheiros de software da Intel”, observou.

O relacionamento da Intel e da Granulate começou no final de 2019, quando a empresa istaelense fez parte da primeira turma de formandos do Intel Ignite, o programa de aceleração de startups que utiliza os recursos da Intel para ajudar as empresas em estágio inicial a serem bem-sucedidas. No ano passado, a Intel e a Granulate trabalharam juntas sob um acordo comercial para colaborar na otimização da carga de trabalho nas implementações do Xeon. Essa colaboração resultou em ganhos de desempenho e redução de custos para clientes que utilizam processadores Intel. Com a aquisição da Granulate, a Intel escalará rapidamente o software de otimização da Granulate, incluindo todo o portfólio de Data Center da Intel. A Intel está investindo em oportunidades de crescimento possibilitadas por software, incluindo inteligência artificial de ponta a ponta e plataformas de segurança, serviços e APIs disruptivas.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.