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Rodolfo Helmbrecht assume o cargo de CEO do Anymarket

Para o executivo, desafio agora é manter o crescimento da marca e a expansão para outros países, além do incentivo para novos produtos

Rodolfo Helmbrecht assume o cargo de CEO do Anymarket

De analista de pré-vendas a executivo, Rodolfo Helmbrecht é o novo nome que assume o cargo de CEO a frente do Anymarket, plataforma de vendas em marketplaces na América Latina. O gestor foi nomeado pelo Grupo DB1, de Maringá (PR), após anúncio de nova visão estratégica, com frentes de atuação por ecossistemas. Com este movimento, o antigo CEO da empresa, Alexandre de Souza Doná, assume a liderança do universo de E-commerce.

Nessa nova etapa de trabalho, o desafio é manter o crescimento do hub acima de 60% e a expansão para outros países, além do incentivo para novos produtos. Tal crescimento tem ligação direta com o desenvolvimento de pessoas. Segundo Rodolfo, também faz parte da missão continuar evoluindo a carreira de colaboradores que possam ser pilares da expansão da marca, não só no Brasil, mas em toda América Latina.

Atualmente já estamos em locais como Argentina e México, mas com planos de avançar para novos locais, como Colômbia, Uruguai, Peru e Chile, consolidando assim nossa operação e também nosso posicionamento de líder América Latina  

Só em 2021, a unidade reportou um crescimento de 61% no faturamento, ao receber mais de 260 mil requisições por minuto, além de mais de 5000 atividades de onboard com nota superior a 9,4 (em uma escala de 0 a 10). E o segredo para superar o número, conforme o executivo, está ligado à consistência no mercado brasileiro e ao projeto de expansão para novos países.

“Atualmente já estamos em locais como Argentina e México, mas com planos de avançar para novos locais, como Colômbia, Uruguai, Peru e Chile, consolidando assim nossa operação e também nosso posicionamento de líder América Latina. Queremos oferecer a solução para os grandes players que querem vender no Brasil e em outros países latino-americano”, cita o executivo. A tática envolve ampliar os canais de vendas dos clientes, otimizando a operação do seller no dia-a-dia, como em soluções de catálogo e logística, por exemplo.

Com isso, em 2022, o mercado deve encontrar um Anymarket cada vez mais conectado com o mundo, de acordo com o CEO, por meio de Integrações e busca de consolidação na América Latina. “Em uma empresa com crescimento acelerado como o Anymarket, o desafio sempre é manter consistência sem deixar de lado nossa cultura e pilares que nos trouxeram até aqui. A cereja do bolo é poder possibilitar que tudo isso se conecte, ajudando nossos clientes a pensarem de forma global, também em estratégias como cross border”, pontua.

Por ano, o Anymarket lança mais de 20 marketplaces e a ideia é que a expansão siga esse número. Rodolfo explica que existem novos modelos surgindo, como bancos, programas de fidelidade e shopping centers, o que aumenta a possibilidade de ampliação dos canais e consequentemente de receita. “O e-commerce, de modo geral, sempre teve grandes taxas de crescimento, e a pandemia ajudou acelerar o processo de quem estava fora deste mercado”, observa.

Mas mesmo com a reabertura do mercado, ainda existe uma grande migração do varejo físico para o digital, como destaca o executivo. A título de referência, ele cita países como a China, com mais de 40% do varejo ocorrendo via e-commerce, ao passo que nos EUA (Estados Unidos da América) algumas categorias já ultrapassam os 20% e no Brasil ainda não chega a 10%. Desta forma, Rodolfo acrescenta que a sua chegada à posição de CEO vem para promover essa inquietação, principalmente por já ter esse olhar, uma vez que atuava como gerente comercial América Latina.

“E a gente espera que esse crescimento também impacte nossa colaboração como marca empregadora. Se hoje temos mais de 230 pessoas operando em prol desse propósito, estamos projetando chegar próximo a 400 colaboradores. Com isso, temos um trabalho muito forte junto com as lideranças, para manter nossa cultura e conexão da estratégia. Entendemos que eles são um pilar fundamental para esse crescimento”, pontua o gestor.

Na atuação para 2022, também há uma previsão de operação mais forte na área social, incluindo a capacitação de pessoas.

Olhar por ecossistemas
Mas o que muda dentro do Anymarket? Rodolfo assume a função antes ocupada por Doná, que por sua vez, entra como líder do ecossistema de e-commerce do Grupo DB1. O olhar por universos, segundo ele, vem com a ideia de traçar ações que mobilizem o crescimento geral e simultâneo das unidades.

O líder também felicita a chegada de Rodolfo à nova função, que é peça chave para o ecossistema. “É uma alegria poder ter o Rodolfo como parceiro nessa nova jornada. Como CEO do Anymerket, tive o prazer de tê-lo à frente de vários projetos, inclusive como nosso Gerente voltado à expansão América Latina, tenho certeza que ele contribuirá muito para o crescimento de toda a unidade”, complementa.

A visão de Doná, agora, é direcionada ao desenvolvimento de todas as empresas dentro do ecossistema de e-commerce, liderando novas soluções e proporcionando intercâmbio de atuação dos produtos e serviços múltiplos, com boas opções para os clientes que já estão no grupo.

O novo CEO, Rodolfo, complementa que o Anymarket sempre atuou muito forte com ecossistema. “Hoje são mais de 200 parceiros entre agências, plataformas, ERPs e marketplaces e agora também queremos ter esse olhar para dentro de casa, com soluções complementares para o universo de e-commerce”, analisa. Para ele, existe muita sinergia entre os produtos e isso deve trazer vantagens para o grupo, tanto como Anymarket quanto para os clientes e ecossistemas.

Fit cultural com o produto
Para chegar até aqui, a relação do executivo com a empresa começou em 2015, pouco mais de seis anos atrás. Ele conta que, por meio do GPTW (Great Place to Work), o rankeamento do grupo DB1 sempre chamou sua atenção.

“Quando iniciei no projeto Anymarket, éramos próximos de 10 pessoas e o produto estava em estágio inicial. Ao entender melhor o business da unidade, fiquei apaixonado e tive um grande fit com o produto, por ter visão do potencial que ele tinha de crescimento. Naquela época, o tsunami de marketplaces estava apenas começando, mas as taxas de crescimento do mercado já surpreendiam”, lembra.

E por sempre ser uma unidade de alto crescimento no grupo DB1, Rodolfo menciona que desde então surgiam oportunidades a todo momento. “Nos primeiros cinco anos sempre crescemos mais de três dígitos e isso me possibilitou ter novas posições e missões dentro da empresa, praticamente a cada seis meses”, detalha. O executivo não deixa de comentar sobre a satisfação em saber que continua tendo essa oportunidade, podendo fortalecer não só o crescimento da empresa, mas das pessoas.

O Anymarket é uma plataforma de integração com marketplaces, criada e desenvolvida pelo DB1 Group para atender ao universo de e-commerce. Possui mais de 2.000 clientes ativos entre eles Electrolux, Netshoes, Levi’s, Saraiva, Technos, Lacoste, Pneustore, Marabraz, Angeloni, Acer entre outras.

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