book_icon

Especialista do IEEE afirma que 5G pode reduzir carência de conectividade no País

Especialista do IEEE afirma que 5G pode reduzir carência de conectividade no País

Para Jéferson Nobre, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), organização técnico-profissional, dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, faixa de frequência licitada vai permitir chegar a áreas distantes e sem cobertura.

Entre os maiores desafios de infraestrutura no Brasil, está a falta de internet e a disponibilidade de boas conexões móveis em áreas mais afastadas. O advento da banda de quinta geração (5G) pode reduzir essa carência de conectividade em regiões rurais, como no Pantanal e na Amazônia.

“Uma das faixas de frequência licitada no Brasil vai permitir atingir localidades em que o 4G ainda não chegou”, analisa o especialista Jéferson Nobre, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE)  e professor da UFRGS.

Segundo dados da Anatel (2020), apenas 11,4% do território brasileiro é coberto pelo 4G. Apesar do pequeno alcance, 88,6% da população está dentro da cobertura. “Com a faixa de frequência menor, é possível estender a cobertura, chegando a áreas mais longínquas”, afirma.

Para as áreas urbanas, grande parte da estrutura das operadoras de 4G será utilizada para a nova banda. Mas, segundo o especialista do IEEE, também será necessário ampliar a infraestrutura com novas antenas de transmissão. “Evoluímos neste campo e com o leilão do 5G temos a possibilidade de uma evolução ainda maior. Vai depender da infraestrutura a ser criada. Tecnologia para isso nós temos”, conclui Nobre.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.