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Com novo CFO, Sensedia planeja ampliar presença internacional

À frente da diretoria financeira, Jonatas Cruz planeja investir R$100 milhões para acelerar o desenvolvimento do roadmap de soluções e na expansão de mercados

Com novo CFO, Sensedia planeja ampliar presença internacional

A Sensedia, multinacional brasileira de tecnologia especializada em APIs, anunciou a chegada de Jonatas Cruz como novo CFO. Até então, a área era comandada por Fernando Matt, chairman da CI&T, que continua na companhia como presidente do Conselho.

Esse movimento faz parte do rápido crescimento da Sensedia, tanto em solo brasileiro como em mercados internacionais. A empresa acaba de concretizar mais uma etapa da sua estratégia de internacionalização com a abertura de seu primeiro escritório nos Estados Unidos. E ainda deve investir R$100 milhões para acelerar o desenvolvimento do roadmap de soluções e na expansão de mercados.

“O Jonatas traz um histórico de liderança financeira em empresas de tecnologia, principalmente aquelas que atuam no modelo de Software as a Service (SaaS). Ele adiciona uma camada analítica aos nossos processos financeiros, bastante alinhada com os modelos mais modernos de gestão, favorecendo assim o nosso crescimento estruturado”, afirma Kleber Bacili, CEO da Sensedia.

O executivo tem vasta experiência em finanças e relacionamento com investidores. Possui formação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná, com MBA em Gestão de Negócios, pela USP, e está concluindo o mestrado em Economia na UFPR.

À frente da diretoria financeira, Jonatas vai liderar um time de mais de 30 pessoas. Sob o seu comando, o time apoiará a estrutura financeira do Brasil e das operações que a empresa mantém em outros países como os Estados Unidos, Colômbia, Peru, México, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Suíça e Lituânia.

O novo CFO explica que em uma empresa de software as a service a análise financeira precisa transcender o P&L tradicional, e o negócio passa a ser analisado na perspectiva dos indicadores de SaaS como taxa de retenção, RAC (custo de aquisição da receita), LTV/RAC (retorno sobre o RAC), entre outros. Essas métricas ajudam a medir a performance da companhia sob uma ótica mais adequada para este modelo de negócio.

“Para gestão de um modelo de negócio SaaS é necessário investir em tecnologias em todos os processos internos, para que o financeiro forneça os “Unit Economics” (métricas-base) com um alto nível de granularidade, velocidade e confiabilidade. Dessa forma, vamos desenvolver fortemente a nossa base tecnológica, para que o time de finanças suporte de forma consistente a rápida expansão da companhia. Além das iniciativas internas, temos muitas oportunidades de crescimento inorgânico, principalmente com a chegada da Riverwood Capital como nossos sócios, o que fortalece a viabilidade de parcerias estratégicas e M&As (Fusões e Aquisições)”, comenta Jonatas.

Serviço
br.sensedia.com

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