book_icon

Eventials contrata serviços Binario Cloud para entregar mais qualidade de streaming

Contando com suporte para atender em alta criticidade e liberdade para trabalhar com multicloud, a empresa otimizou performance e custos com a Binario Cloud

Eventials contrata serviços Binario Cloud para entregar mais qualidade de streaming

Poder trabalhar com a estratégia de Nuvem mais rentável para o negócio está na lista de prioridades das organizações digitais. Não por acaso, “multicloud” e “Nuvem híbrida” tornaram-se os modelos preferidos de um mercado que quer aproveitar as vantagens da Cloud Computing, com alto nível de redundância operacional e controle sobre o ambiente desde a camada de infraestrutura.

A Eventials, reconhecida como uma das empresas brasileiras focadas no desenvolvimento de tecnologias para streaming de vídeo, não é exceção. A empresa ocupa posição de destaque em todo o País pela alta maturidade tecnológica, necessária para atender com eficiência aos mais de 3 mil clientes corporativos da plataforma, e já utilizava uma estratégia multicloud com dois grandes providers — dentre eles, a Google Cloud. Para se estabelecer como a maior plataforma de transmissão de conhecimento em vídeo no Brasil, transmitindo até 500 mil horas de conteúdo por mês, a Eventials investe continuamente em infraestrutura, sempre com foco em entregar máxima qualidade de streaming.

As máquinas do serviço de compute da provedora de Nuvem contam com a tecnologia Intel Xenon Cascade Lake de última geração e permitiram acomodar tranquilamente um grande volume de requisições — em média, 1 milhão de pessoas por mês  

Por isso, decidiu buscar no mercado interno por um provedor de Nuvem capaz de disponibilizar recursos de computação com alto nível de performance, bem como load balancers para evitar sobrecargas em seus servidores, por um valor mais competitivo. Estabelecidos os requisitos de negócio, nada mais natural que contar com o apoio da Binario Cloud, provedora nacional que vem conquistando o mercado brasileiro desde 2017 com uma proposta de alto valor agregado a valores competitivos, graças à precificação em reais/por uso.

Mas antes de seguir para a implementação, foi realizada uma Prova de Conceito (POC) para validar o desempenho da Binario Cloud Virtual Machine e a estabilidade do Binario Cloud Load Balancer, garantindo que as soluções tivessem fit total com os requisitos da Eventials. As máquinas do serviço de compute da provedora de Nuvem contam com a tecnologia Intel Xenon Cascade Lake de última geração e permitiram acomodar tranquilamente um grande volume de requisições — em média, 1 milhão de pessoas por mês. Além disso, o balanceamento de carga foi crucial para que fosse possível estressar o ambiente, simulando picos de audiência, comuns durante a operação da empresa de streaming.

Aplicar a POC, em casos de jornada para a Nuvem como o da Eventials, em que operações de alto risco saem de um provider conhecido no mercado mundial para um provedor mais jovem, é de extrema importância para que todos envolvidos sintam-se confiantes no processo.

“As máquinas que estamos usando possuem uma performance muito superior utilizando menos cores, conseguindo, assim, equivaler ao uso com o outro tipo de instância devido ao tipo de processador oferecido pela Binario Cloud — Intel Xeon Cascade Lake. Antes, com 8 vCPUs era possível colocar 8 usuários no servidor de streaming. Agora, com apenas 6 vCPUs consigo colocar os mesmos 8 usuários tranquilamente”, conta Henrique Otsuka, devOps & cybersecurity engineer da Eventials.

Condução do projeto de migração para a Binario Cloud
A Binario Cloud é conhecida no mercado pela dedicação com cada projeto de migração para a Nuvem, alocando profissionais em equipes multidisciplinares para a execução de um plano de jornada com mínimo impacto para o usuário final. De acordo com Henrique Otsuka, a migração para a Binario Cloud “(…) foi muito bem planejada e explicada desde o começo, envolvendo toda a parte comercial e técnica, garantindo agilidade no processo e esclarecimentos quanto a valores e tecnologias a serem utilizadas. Além disso, o suporte oferecido pela Binario Cloud nos apoiou constantemente e com bastante agilidade em todas as requisições feitas por nós e também esteve disponível para nos ajudar nos testes feitos durante esse período.”

Omar Til Junior, gestor de projeto responsável pela entrega, reforça que “a experiência do usuário deve vir em primeiro lugar. Desde a concepção do projeto até a execução, nossa prioridade foi simplificar ao máximo a migração das máquinas para a Binario Cloud para evitar falhas e tempo de inatividade”.

Segundo o gestor de projeto, os impactos para a estabilidade do ambiente já puderam ser sentidos nos primeiros minutos após configuração das máquinas pelo time da Eventials. “A migração foi rápida e descomplicada graças à colaboração dos dois times, cabendo ao time Eventials as configurações que são próprias do software desenvolvido por eles nas máquinas virtuais, bem como do load balancer. Tudo isso foi feito sem impacto algum para o usuário final. Esta é a principal entrega deste projeto: a qualidade na experiência do usuário”, comenta Omar Til Junior.

Diferenciais da Binario Cloud oferecem mais confiança para a Eventials
Quando se trata de um negócio digital, como a Eventials, não é de se estranhar que o nível de criticidade da operação seja uma preocupação. Afinal, qual seria o impacto para a organização caso um evento fosse interrompido ao vivo por conta de uma sobrecarga da infraestrutura, ocasionando a indisponibilidade da mesma?

Por isso, a contratação dos balanceadores de carga através do produto Binario Cloud Internet Network foi peça fundamental para manter o ambiente da Eventials em alta disponibilidade de compute. Os balanceadores de carga, além de não onerar recursos computacionais, atuam distribuindo a carga de maneira uniforme dentro do cluster. Assim, caso haja um pico de audiência em algum servidor, o balanceador consegue redirecionar os requisitos para outros servidores dentro do cluster, garantindo que todos os usuários compartilhem do mesmo nível satisfatório de performance.

Além disso, para garantir que a operação da Eventials tenha confiança máxima para realizar suas transmissões sem se preocupar com eventuais falhas, a Binario Cloud disponibilizou seu serviço de suporte black critical, ideal para empresas cuja operação depende do nível mais elevado de disponibilidade do ambiente. Este flavor de suporte garante que o time de especialistas da Binario Cloud esteja disponível a qualquer minuto, em operação 24×7 e em português, para atender às demandas da Eventials, caso necessário.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.