book_icon

DigiCert dá dicas para navegar com segurança o ano todo no Dia da Internet Segura

 No dia 8 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura (ou Safer Internet Day, no original em inglês), data comemorativa que foi fundada pela organização europeia Insafe

DigiCert dá dicas para navegar com segurança o ano todo no Dia da Internet Segura

Hoje, terça-feira, 8 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura (ou Safer Internet Day, no original em inglês), data comemorativa que foi fundada pela organização europeia Insafe. Já sabemos que a internet está se tornando um lugar cada vez mais perigoso, principalmente após a pandemia. A quantidade de armadilhas digitais, golpes cibernéticos, riscos de privacidade e fraude financeira está aumentando. Também sofremos constantemente com a disseminação de desinformação.

Os ataques cibernéticos registrados na América Latina aumentaram 38% (1.118 ataques em 2021). Essa é uma das conclusões das estatísticas globais da empresa Check Point sobre ataques cibernéticos observados no ano passado, em que, globalmente, foi detectado um aumento de 50% nas ameaças por semana nas redes corporativas.

Diferentes navegadores têm identificadores exclusivos para mostrar se um site é seguro e autenticado  

No Brasil, 2021 foi um ano de consolidação das ameaças em relação aos ataques cibernéticos: nunca foram tão frequentes, impactantes e sofisticados. Houve vazamento de informações confidenciais, sequestro de dados, invasões de sistema e muito dinheiro perdido. Segundo a consultoria alemã Roland Berger, o Brasil foi o 5º país que mais sofreu crimes cibernéticos no ano passado: só no primeiro trimestre foram 9,1 milhões de ocorrências, mais do que todo o ano de 2020.

Em uma data tão relevante nos dias de hoje, preparamos algumas dicas importantes para manter a segurança na Internet.

Navegando com segurança
Tenha cuidado ao navegar, seja em sites, redes sociais ou aplicativos. Não abra ou baixe arquivos de sites suspeitos ou desconhecidos nem clique em links enviados em redes sociais ou aplicativos de mensagens. Outra dica é manter o aparelho com um sistema antivírus atualizado.

“Certifique-se de estar visitando sites seguros com certificados confiáveis. TLS (Transport Layer Security)/SSL (Secure Sockets Layer) é a tecnologia padrão para manter uma conexão de Internet segura e proteger quaisquer dados confidenciais que estão sendo enviados entre dois sistemas, impedindo que criminosos leiam e modifiquem qualquer informação transferida, incluindo possíveis detalhes pessoais”, diz Dean Coclin, Diretor Sênior de Desenvolvimento de Negócios da DigiCert.

Diferentes navegadores têm identificadores exclusivos para mostrar se um site é seguro e autenticado. É por isso que é importante observar como é um site seguro em navegadores populares, para saber como distinguir sites autenticados de possíveis sites de phishing.

Cuidado ao fazer compras online
Sites de comércio eletrônico fraudulentos podem roubar os dados do seu cartão de crédito e nunca entregar os produtos prometidos. Existem alguns sinais que você pode procurar para saber se uma empresa é real ou não. O primeiro é o endereço físico e o número de telefone. Se a empresa listar um endereço físico e um número de telefone, há uma chance maior de que eles sejam um negócio real. Verifique se tem uma política de devolução, se você não conseguir encontrá-lo no site deles, provavelmente não deseja comprar deles.

Preste atenção se os preços forem muito baixos. No caso de produtos com preços muito mais baixos do que deveriam, você pode acabar com mercadorias falsificadas, bens roubados ou não receber nada. E, finalmente, não se esqueça da declaração de privacidade. Sites respeitáveis devem informar como protegem suas informações e fornecem suas informações a terceiros. Você deve certificar-se de que um site tenha uma declaração de privacidade e sempre lê-la antes de fazer uma compra.

Sempre proteja sua rede
Uma rede hackeada pode significar acesso ao sistema por usuários não autorizados. Elimine essa chance controlando quem pode acessar a rede. Use a autenticação multifator (MFA) para garantir que apenas usuários autorizados possam acessar sistemas controlados. Além disso, certifique-se de que sua rede doméstica tenha uma senha forte.

Se você optar por usar seu computador ou dispositivo em uma cafeteria ou outro espaço público, tome cuidado com o Wi-Fi público e não confie em redes abertas. “Sempre certifique-se de que seu dispositivo não esteja configurado para se conectar automaticamente a qualquer sinal Wi-Fi que encontrar. Ao tomar cuidado com redes abertas, você já reduz bastante o risco de crimes cibernéticos”, explica Dean Coclin. Se necessário, use seu telefone como um ponto de acesso. Você também pode desativar a visibilidade da rede para que seu computador de trabalho fique oculto de outros computadores na rede.

Quanto menos informações pessoais você fornecer, melhor
Evite preencher formulários contidos em mensagens que solicitam informações pessoais. Verifique as solicitações de informações pessoais de empresas entrando em contato com elas usando as informações de contato em seus sites oficiais.

Um usuário de internet está suscetível a vários tipos de crimes, como software malicioso, roubo de senha e invasão de rede de internet. Por isso, é fundamental ter cuidado. Garantir essa segurança é garantir que você esteja navegando tranquilamente e com segurança.

Tecnologia para sua proteção
Para evitar ataques, sempre atualize o software e o navegador com as versões mais recentes do Microsoft Edge, Mozilla Firefox e navegadores de outros fornecedores que vêm equipados com filtros antiphishing.

As tecnologias existentes, como a PKI, que fornece criptografia e garantia de identidade criptográfica em cada fluxo de dados e verifica todos os usuários da rede, podem desempenhar um papel fundamental na proteção de residências, empresas e redes conectadas. Os ataques de e-mail são comuns, principalmente phishing e engenharia social, e as empresas também podem ajudar a proteger usuários e outras pessoas que confiam em seus sistemas de e-mail usando certificados digitais para garantir a identidade, autenticação e criptografia do cliente.

“Uma plataforma de PKI forte pode ajudar a garantir que os e-mails sejam assinados por partes autorizadas dentro da organização, já que muitos ataques dependem da engenharia social para forjar um e-mail de uma fonte supostamente confiável para ganhar a confiança do destinatário e roubar sua identidade ou credenciais. ” acrescenta Dean Coclin.

Neste Dia Internacional da Internet Segura percebemos que o Covid-19 mudou nossos hábitos digitais. Seguir as dicas listadas acima é um bom começo para se proteger contra ataques de hackers e vazamento de dados, mantendo sua rede e dispositivos seguros.

DigiCert é a provedora mundial de escaláveis TLS/SSL, soluções PKI para identidade e encriptografia. As empresas mais inovadoras, incluindo 89% das organizações da Fortune 500 e 97 – de um total de 100 maiores bancos globais – escolheram a DigiCert por sua experiência em identidade e criptografia para servidores web e Internet das Coisas. DigiCert suporta TLS/SSL e outros certificados digitais e desenvolvimento para PKI em qualquer escala por meio da plataforma de gerenciamento de ciclo de vida, a CertCentral.

Serviço
digicert.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.