A Cisco anunciou uma expansão do portfólio Cisco Catalyst 9000, baseado no processador ASIC Unified Access Data Plane (UADP), para trazer mais recursos de comutação de nível empresarial para a Borda industrial, que operam em ambientes hostis e suportam infraestrutura crítica, como serviços públicos, petróleo e gás, estradas e ferrovias.
A conectividade operacional em espaços industriais está crescendo exponencialmente à medida que as organizações buscam melhorar a eficiência, a segurança dos funcionários, a agilidade dos negócios e apoiar o trabalho híbrido. À medida que o mundo operacional evolui, é necessário conhecimento de TI para dimensionar e proteger a rede à medida que os sistemas de tecnologia operacional (OT) são trazidos para as redes corporativas.
Segundo a empresa, TI e OT estão colaborando mais do que nunca e precisam de ferramentas comuns para dimensionar e proteger a rede. Automação, segmentação e recursos para identificar e resolver problemas de forma proativa tornam-se fundamentais para o sucesso. Esses recursos são amplamente implementados na empresa, embora não sejam tão difundidos em redes industriais. Sem recursos de infraestrutura de rede de nível empresarial, os recursos de TI/OT ficam cada vez mais sobrecarregados, colocando as implementações em risco.
Uma nova solução é necessária para conectar e proteger o crescente número de dispositivos industriais. Para preencher essa lacuna, o novo switch Cisco Catalyst Industrial Ethernet 9300 integra recursos empresariais com protocolos industriais em um formato desenvolvido para espaços industriais robustos – uma solução verdadeiramente unificada para TI/OT para garantir o sucesso dos negócios.
“Nossos clientes estão enfrentando grandes desafios, como fazer a transição para fontes de energia mais limpas e aumentar a confiabilidade da rede elétrica, e a natureza crítica desses ambientes exige uma infraestrutura de rede com segurança, visibilidade e automação de nível empresarial para escala”, disse Vikas Butaney, vice-presidente e gerente geral da Cisco IoT. “Estamos capacitando nossos clientes a modernizar seus ambientes industriais de grande escala e construir uma rede ágil, protegendo seus ativos contra ameaças cibernéticas”, completou.
Arquitetura de Comutação Industrial
Com base no processador UADP ASIC de alto desempenho, o Catalyst IE9300 oferece o switch de recursos de maior densidade do mercado. Ele fornece comutação de nível empresarial em um formato robusto com visibilidade avançada, segurança e Computação de Borda. O Catalyst IE9300 é baseado no sistema operacional Cisco IOS-XE e gerenciado pelo Cisco DNA Center. Ele fornece segurança por meio do Cisco Identity Services Engine, permitindo que os clientes aproveitem seus conhecimentos de TI e investimentos existentes para modernizar e proteger suas redes industriais e externas.
Os novos recursos incluem:
Desempenho em escala: escalabilidade e confiabilidade de rede aprimoradas com recursos como a capacidade de empilhar até 8 switches e gerenciá-los como um, recuperação de falha de perda zero de pacotes e sincronização de tempo de alta precisão.
Visibilidade de ativos e aplicativos: melhore a eficiência identificando terminais conectados para inventário de ativos, aplicando automaticamente políticas de QoS por meio de reconhecimento de tráfego de aplicativos e detectando e resolvendo problemas de forma proativa com monitoramento de integridade da rede.
Segurança cibernética de ponta a ponta: avalie e fortaleça a postura de segurança de ativos industriais conectados e ative a segurança de Confiança Zero com o sensor Cisco Cyber Vision integrado e o recurso de Borda de malha SD-Access. O Catalyst IE9300 é o primeiro switch a permitir segurança Zero Trust em ambientes operacionais.
“Estamos muito satisfeitos em ver o switch Cisco Catalyst Industrial Ethernet 9300 chegar ao mercado este ano, pois traz desempenho e escalabilidade de fibra sem precedentes para a rede elétrica, juntamente com recursos nativos de segurança cibernética”, disse Jim Simonelli, CTO, Secure Power Division, Schneider Elétrico. “Em combinação com o APC da Schneider Electric Uninterruptible Power Supplies (UPS), essas tecnologias elevarão a confiabilidade da rede elétrica a um novo nível”, afirmou.
Serviço
www.cisco.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo