A Fico, empresa global em soluções de análise preditiva e gerenciamento de decisões, implementou, na última atualização realizada em sua plataforma, a tecnologia de Gêmeos Digitais. Com o avanço da Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e as Análises Preditivas e prescritivas, o Gêmeo Digital – embora presente no mercado desde o início dos anos 2000 – vem ganhando cada vez mais tração. Os benefícios são inúmeros e vão desde o desenvolvimento e testes de produtos até a otimização de processos que contribuem para a eficiência operacional.
O uso de Gêmeos Digitais cria um ecossistema em que é possível replicar, de forma precisa, sistemas operacionais que facilitam o entendimento em tempo real de cenários possíveis a partir de mudanças, implementações e inovações. Para a indústria financeira a ferramenta antecipa riscos, contribui para a hiperpersonalização de ofertas a partir das variáveis de perfis e modelos de risco.
Daniel Arraes, diretor de Desenvolvimento de Negócios para América Latina da Fico, explica que a simulação sob diferentes perspectivas resulta em uma tomada de decisão mais segura e assertiva. “Com o Gêmeo Digital é possível trabalhar sob diferentes ângulos, testar e entender o comportamento do cliente antes mesmo da ação ou de uma campanha ser lançada. Ou seja, por meio dos dados preditivos é possível simular em um gêmeo digital o resultado que seria alcançado com uma ação e, a partir disso, ter uma decisão prescritiva”, explica.
Os ganhos com o uso dos Gêmeos Digitais também são refletidos na segurança e Compliance das instituições financeiras. Isso porque o monitoramento contínuo do desempenho dos sistemas em uso oferece agilidade para identificar possíveis problemas e mitigá-los antes de “chegar ao mundo real”.
O conceito de visão centrada no cliente, ainda que seja pilar estratégico de muitas instituições, enfrenta desafios. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Zenvia, em parceria com a CS Academy, MindMiners e SenseData, apenas 13% das empresas segmentam adequadamente a comunicação com o perfil do cliente, enquanto 72% entendem que há espaços para melhorias e 15% não personaliza as comunicações.
Por meio dos Gêmeos Digitais, essa jornada pode ser melhor trabalhada. Conectar os Dados e processos em uma plataforma única facilita a criação de uma ação de encantamento, ao mesmo tempo que agrega à experiência a capacidade de simular, analisar e prever comportamentos alinhados ao objetivo da empresa e apresentando ofertas personalizadas, o que traz diferencial competitivo para o relacionamento entre empresa e cliente.
A eficiência operacional é outro ponto destacado a partir do uso do Gêmeo Digital e beneficia a otimização de processos operacionais, redução de custos e a escalabilidade. “Os Gêmeos Digitais unem a potência da Inteligência Artificial e do Machine Learning ao poder de interpretação de Dados e criação de hipóteses e cenários, trazendo um processo mais confiável para criação e testes de novos produtos, automação de tarefas administrativas, gerenciamento de riscos e mitigação de falhas. É uma ferramenta necessária e poderosa para um mercado cada vez mais competitivo”, finaliza Arraes.
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