book_icon

Estudo da Nutanix aponta Multicloud híbrida como arquitetura ideal

Para enfrentar os principais desafios relacionados à interoperabilidade, segurança, custo e integração de dados, 83% dos entrevistados concordam que o preferível é um modelo híbrido Multicloud

Estudo da Nutanix aponta Multicloud híbrida como arquitetura ideal

A Nutanix, empresa de computação híbrida Multicloud, anunciou as conclusões de sua quarta edição da pesquisa Enterprise Cloud Index (ECI) global, que mede o progresso empresarial referente a adoção da Nuvem. A pesquisa mostrou que Multicloud é o modelo mais utilizado atualmente e a adoção saltará para 64% nos próximos três anos. Mas a complexidade do gerenciamento pelas fronteiras da Nuvem continua sendo um grande desafio para as empresas, com 87% concordando que o seu sucesso requer um gerenciamento mais simples por meio de infraestruturas mistas de Nuvens. Para enfrentar os principais desafios relacionados à interoperabilidade, segurança, custo e integração de dados, 83% dos entrevistados concordam que um modelo híbrido Multicloud é o ideal.

Quase três quartos dos entrevistados (72%) dizem acreditar que a função de TI em suas organizações é percebida como mais estratégica do que era há um ano

“Embora as empresas estejam visualizando e usando a TI de forma mais estratégica do que nunca, a complexidade do Multicloud está criando desafios que impedem o sucesso da Nuvem”, disse Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix. “Resolver essas complexidades está dando lugar a um novo modelo Multicloud híbrido que torna a Nuvem um modelo operacional em vez de um destino”, completou.

Este ano, os entrevistados da pesquisa foram questionados sobre seus atuais desafios na Nuvem, como eles estão executando aplicações comerciais agora e onde planejam executá-las no futuro. Os respondentes também foram questionados sobre o impacto da pandemia nas decisões recentes, atuais e futuras de infraestrutura de TI e como a estratégia e as prioridades de TI podem mudar por causa disso.

Principais conclusões

● Os principais desafios de Multicloud compreendem gerenciamento de segurança (49%), integração de dados (49%) e custo (43%) na Borda da Nuvem. Embora Multicloud seja o modelo operacional mais usado e o único com expectativa de crescimento, a maioria das empresas está lutando com a realidade de operar em várias Nuvens, privadas e públicas. Essa realidade não está desaparecendo, e cada vez mais líderes de TI percebem que não existe uma abordagem única para a Nuvem, tornando Multicloud híbrida (modelo operacional de TI com várias Nuvens privadas e públicas com interoperabilidade entre elas) o ideal, de acordo com a maioria dos respondentes.

● A pandemia mudou a forma como quase todas as organizações operam, e Multicloud oferece suporte a essa nova maneira de trabalhar. Bem mais da metade dos entrevistados (61%) dizem que estão focados em oferecer configurações de trabalho mais flexíveis por causa da pandemia. A maioria das organizações relata que, embora suas forças de trabalho remotas possam diminuir ou crescer, este modelo chegou para ficar. Multicloud oferece o ambiente de TI mais ágil para oferecer suporte a essa flexibilidade, distribuindo dados para diversas geolocalizações para acesso do usuário e continuidade dos negócios.

● A mobilidade da aplicação é o mais importante. Quase todas as organizações (91%) mudaram uma ou mais aplicações para um novo ambiente de TI durante os últimos 12 meses. Entretanto, 80% dos entrevistados concordam que mover uma carga de trabalho para um novo ambiente de Nuvem pode ser caro e demorado. Eles citam a segurança (41%) com mais frequência como o motivo da mudança, seguido pelo desempenho (39%), e controle da aplicação (38%).

● As empresas estão se tornando mais estratégicas no uso da infraestrutura de TI. Quase três quartos dos entrevistados (72%) dizem acreditar que a função de TI em suas organizações é percebida como mais estratégica do que era há um ano. Eles também citam razões comerciais para mudar seus modelos de infraestrutura, tais como melhorar o trabalho remoto e a colaboração (40%), apoiar melhor os clientes (36%), e fortalecer a continuidade dos negócios (35%). Além disso, eles começaram a combinar estrategicamente cada carga de trabalho com a infraestrutura mais adequada, com base em fatores como segurança (41%), desempenho (39%) e custo (31%), provavelmente um motor principal por trás da proliferação do modelo Multicloud.

Serviço
www.nutanix.com

 

Borda

híbrido

MultiCloud

Nutanix

Nuvem

segurança

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento