book_icon

Synkar e Nvidia desenvolvem robô autônoma chamada de ADA

Projeto teve como primeiro objetivo realizar entregas de alimentos e bebidas para um aplicativo de delivery; atualmente já há projetos de exportação do seu conceito para outros mercados fora do País

Synkar e Nvidia desenvolvem robô autônoma chamada de ADA

A ADA, famosa robô autônoma, que foi desenvolvida pela Synkar com tecnologia Nvidia Enterprise, está expandindo sua atuação. Criada com o propósito de realizar entregas de alimentos e bebidas para um aplicativo de delivery, a robô agora faz parte de projetos que visam exportá-la para fora do País, transcendendo sua utilidade inicial. Na Irlanda, que carece de mão de obra, alguns campos de golfe já têm utilizado a ADA para entrega de alimentos e bebidas aos seus clientes.

Atualmente, a ADA funciona como intermediária entre entregadores e lojas no shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Durante a Páscoa de 2020, foi realizada uma prévia do uso da robô em condomínios fechados da cidade, nas quais ela fazia o intermédio entre o entregador e o cliente final. A previsão da Synkar é estender o uso a outras três cidades do País em breve, chegando a ter 200 ADAs em funcionamento em 2022. Para 2023, a meta é chegar a mil robôs autônomos.

O veículo navega utilizando a visão por múltiplas câmeras. São cinco câmeras frontais, três traseiras e duas laterais

A ADA foi nomeada em homenagem a Ada Lovelace, escritora e matemática inglesa, que hoje é reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. A robô já faz parte da equipe do aplicativo de entregas há mais de um ano.

A robô
O veículo navega utilizando a visão por múltiplas câmeras. São cinco câmeras frontais, três traseiras e duas laterais. A Skyncar desenvolveu um pipeline que executa o mapeamento, a localização e a navegação autônoma a partir da informação que é extraída das imagens utilizando modelos de Deep Learning em tempo real.

Todas as imagens registradas pelas câmeras são processadas pela Nvidia Jetson AGX, uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) para computação de borda. A IA analisa as imagens e, alimentada por algoritmos específicos para navegação, guia a robô até o destino determinado. Para chegar nesse ponto, foram necessários algoritmos de Deep Learning acelerados por plataformas computacionais da Nvidia Enterprise, como as tecnologias CUDA e TensorRT, usadas para treinar a IA a identificar os tipos de obstáculos que estão na imagem (como pessoas ou veículos) e tomar decisões a partir disso em tempo real.

A ADA ainda utiliza sensores auxiliares no entorno do veículo, permitindo a detecção imediata de obstáculos e complementando a informação visual nos processos de navegação e localização.

Todos os modelos ADA usados hoje têm a capacidade de carregar até 30 kg em produtos. A IA de navegação permite que os usuários acompanhem o status de entrega dos produtos de forma precisa. Os robôs foram construídos no Brasil utilizando baterias com 12 horas de autonomia. “As mudanças provocadas pela pandemia tornaram o ADA uma ferramenta essencial. Sua inovação não está apenas na otimização e melhoria dos serviços prestados, mas também no leque de possibilidades de serviços que ainda sequer existem, mas que serão oferecidos a partir dele”, afirma Matheus Theodoro, cofundador e CEO da Synkar.

Na pandemia do Covid-19, a robô se tornou mais uma ferramenta para garantir segurança ao público. Por meio de um sistema de raios UV-C, ela elimina todos os microrganismos que possam contaminar os alimentos, incluindo o Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19.

“É sempre uma grande alegria fazer parte de uma inovação como a ADA. A Nvidia Enterprise é uma empresa inovadora desde o surgimento. A gente ajuda a solucionar problemas que ainda não existem. Por isso ficamos muito felizes em contribuir com o desenvolvimento de soluções que vão beneficiar a qualidade de vida das pessoas e criar novas demandas de mercado”, explica Marcio Aguiar, diretor da Nvidia Enterprise na América Latina.

Serviço
nvidianews.nvidia.com
www.nvidia.com/pt-br
www.synkar.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.