book_icon

Data analytics e Cloud Computing: a potência por trás dessa união

A Cloud Computing avança como elemento-chave da infraestrutura moderna de TI, de acordo com avaliação dos especialistas do IDC Latin America. Nas previsões da organização, até o final deste ano os gastos com infraestrutura (IaaS) e plataforma (PaaS) em Nuvem pública no Brasil devem atingir US$ 3 bilhões, ou seja, um crescimento de 46,5% em relação a 2020.

Realmente, o que todos temos visto é que a Cloud Computing tem sido a grande viabilizadora da Transformação Digital ao redor do mundo. Foi ela que, no período mais severo da pandemia, permitiu que negócios inteiros ou parte deles migrassem da noite para o dia do ambiente presencial para o remoto, possibilitando que as equipes continuassem atuando de qualquer lugar e a qualquer hora.

Sozinha, a Cloud Computing faz muito nas suas diferentes versões: pública, privada e híbrida. Nela, sem a necessidade de arcar com custos de hardware, é possível armazenar, gerenciar e processar dados. Os recursos para essas ações são variados e há a possibilidade de redimencionar o uso e, consequentemente, o custo, de acordo com as necessidades e estratégias do negócio.

Nesse mundo de facilidades, porém, um fator deve estar no radar das companhias: a segurança. Por contrato, o provedor de Cloud Computing garante a segurança e estabilidade do ambiente, enquanto a proteção dos dados e das aplicações que nele estão é de responsabilidade de quem contrata o serviço. Por isso, é fundamental migrar para a Nuvem e se manter nela ao lado de um parceiro especializado.

Acredito que toda organização que deseja aliar competitividade e mobilidade precisa estar na nuvem. Agora, imagine a potência dessa iniciativa quando o negócio migra para o ambiente acompanhado de soluções de análise de dados, a tão respeitada data analytics? Afinal, uma porção de dados soltos e desconexos podem significar pouco ou quase nada para o negócio.

É a soma de soluções certas de Data Analytics, Cloud Computing e profissionais capacitados que tem permitido às organizações transformar simples dados em importantes insights para o dia a dia e o futuro do negócio e para o desenvolvimento e aprimoramento de produtos, serviços e relacionamento com colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros de negócio. É um processo que envolve não somente análise, mas também filtragem e organização das informações que se tem na base. Tudo com inteligência e automatização.

Vejo a computação na Nuvem como algo que vai além de uma solução moderna e inovadora. É um modelo de negócio de empresas que buscam flexibilidade, escalabilidade e ótima relação custo-benefício. É, ainda, o ambiente no qual companhias de todos os portes e segmentos concentram as suas estratégias – com soluções inteligentes – para estarem mais preparadas para os desafios dos negócios que estão por vir. E eles virão. Você pode ter certeza.

Por Edilson Pimentel, CTO da Nublify

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.