book_icon

Trânsito IP: Entenda como o serviço do provedor de internet impacta nos jogos online

Quem joga online sabe que a estabilidade da internet faz toda a diferença na experiência do jogo. Nos games mais populares como Free Fire, League of Legends, CS GO e Fortnight, onde os jogadores batalham em tempo real, a latência ou PING (tempo de resposta entre o envio de dados e o retorno do servidor), como os jogadores costumam chamar, precisa estar o mais baixo possível para que consigam acompanhar a equipe. Mas como garantir essa estabilidade?

É comum nesses games ver os jogadores reclamando sobre o pacote de internet contratado por pessoas que estão sofrendo com travamentos no meio da batalha, até porque em jogos de equipe, o desempenho ruim de um jogador acaba afetando todos os outros. A ‘culpa’ acaba caindo na velocidade da internet, mas esse não é o principal fator para desencadear as oscilações.

O que muita gente não entende é que existem várias rotas para que a sua internet chegue até o servidor do jogo. Para oferecer um serviço de internet com a menor latência possível, o provedor de internet precisa encontrar a melhor rota até o servidor daquele jogo e, se possível, uma rota direta.

Quanto mais rotas ou paradas a internet faz para chegar até um determinado servidor de conteúdo, que pode ser o servidor do jogo, do Youtube, do Facebook, de algum serviço de nuvem etc., maior será a latência e mais oscilação e travamentos ocorrerá no seu jogo e streaming. Então, se o seu provedor de internet não investe em um trânsito IP de qualidade, não adianta contratar o maior pacote de velocidade, você terá problemas com o servidor do jogo de qualquer maneira.

Mercado de Games
Apesar da maioria dos jogadores não entenderem muito bem o que é um serviço de trânsito IP e como ele faz diferença na qualidade dos jogos, muitos provedores de internet já estão correndo atrás desses serviços para melhorar a qualidade da internet e se tornarem mais competitivos.

Afinal, o mercado de games é um gigante que movimentou U$ 175,8 Bi no mundo em 2021, segundo dados da consultoria Newzoo. E o Brasil está entre os 20 países que mais consomem jogos do mundo, com o hábito de jogos presente em 74,5% da população, de acordo com a Pesquisa Game Brasil 2022.

Essa população ‘gamer’ acaba demandando uma internet de excelência aos provedores e impulsionando uma melhoria contínua das infraestruturas de redes. A tendência de crescimento desse mercado também exige redes mais robustas à medida em que os jogos exigirem recursos mais avançados como a realidade aumentada e experiências mais imersivas propostas pelo Metaverso.

A expectativa é que com o investimento de infraestrutura feito para abarcar o 5G, tenhamos uma infraestrutura de rede cada vez melhor, mas não podemos esquecer de olhar também para os serviços de trânsito e rotas, que influenciam bastante na entrega de uma internet de qualidade e baixa latência.

Por Matheus Domingues, analista de produtos da Eletronet.

5G

Eletronet

jogos online

Matheus Domingues

Metaverso

serviço do provedor de internet

trânsito IP

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento