book_icon

IBM anuncia melhorias no RoboRXN, laboratório automatizado de IA

Hospedado na Nuvem, o laboratório é utilizado por mais de 29 mil usuários e foi desenvolvido para permitir a descoberta e a criação remota de novas moléculas e materiais

IBM anuncia melhorias no RoboRXN, laboratório automatizado de IA

A IBM anunciou melhorias no RoboRXN, um laboratório automatizado de Inteligência Artificial (IA) hospedado na Nuvem, desenvolvido para permitir a descoberta e a criação remota de novas moléculas e materiais. O RXN for Chemistry – a IA do RoboRXN – é utilizado por mais de 29 mil usuários e acumula mais de 5 milhões de predições de reação em um esforço para agilizar o processo científico do descobrimento e da criação de novos materiais.

Como o RoboRXN aproveita as capacidades de ponta da Nuvem e IA para melhorar a descoberta de materiais, é essencial que seja seguro para as organizações que trabalham com dados proprietários. Além disso, existe uma crescente necessidade de melhorar a sustentabilidade nos processos de fabricação, incluindo as reações químicas que convertem as matérias primas em produtos finalizados.

O RoboRXN desempenha um papel estratégico como precursor desse novo processo de integração e desenvolvimento na pesquisa e na indústria química

Para superar esses desafios, a IBM oferece novas funções no RoboRXN:

Segurança e personalização: novas capacidades na Nuvem que permitem aos usuários treinar diretamente o RXN com conjuntos de dados confidenciais para uma experimentação e personalização mais segura dos modelos de predição utilizando conhecimentos proprietários.

Processos químicos mais ecológicos: os novos modelos de IA agora podem ajudar os químicos na predição e identificação rápida de enzimas mais sustentáveis. As enzimas são biomoléculas altamente complexas e necessárias para converter materiais em papel, cosméticos, produtos farmacêuticos e sabores.

Descobrimento de materiais

Pode levar quase 10 anos e entre 10 a 100 milhões de dólares para identificar e produzir um novo material. Isso ocorre porque a química sintética ainda se baseia nos métodos de tentativa e erro, e pouco progresso foi feito para modernizar a fabricação de materiais. “Atualmente, para criar um material, os pesquisadores devem viajar através de um espaço químico aparentemente interminável, repleto de mais compostos potenciais do que átomos no universo”, diz o Dr. Alessandro Curioni, IBM Fellow e diretor do IBM Research Europa. “Para ajudar a resolver muitos dos desafios que requerem novos materiais – de fome à mudança climática, até doenças infecciosas – os pesquisadores precisam ser capazes de inventar, sintetizar e provar a eficácia dos materiais potenciais. Aplicar a IA a essa grandiosa tarefa usando tecnologias como o RoboRXN tem o potencial de ajudar quase todas as indústrias a acelerar sua efetividade, sustentabilidade e impacto de novos materiais que criam”, observa.

O IBM RoboRXN foi desenhado para atuar como um navegador, possibilitando que os químicos descubram e criem materiais de uma maneira mais rentável em comparação com os processos tradicionais, ao automatizar a maior parte do trabalho preliminar de síntese de materiais. Os usuários também podem sintetizá-los de forma remota através da nuvem.

Processos químicos sustentáveis

O RoboRXN oferece soluções químicas sustentáveis, que utilizam o aprendizado automático para identificar e classificar processos enzimáticos eficazes e sustentáveis. Por exemplo, é possível usar essa nova arquitetura de IA para aproveitar os enormes volumes de enzimas potencialmente conhecidas para substituir os catalizadores químicos tradicionais e os solventes tóxicos por compostos naturais derivados de plantas e vegetais.

Uma limitação importante da aplicação de soluções de química sustentável é a falta de estrutura do conhecimento específico necessário para adaptar as enzimas existentes às novas transformações químicas. Isso torna difícil e demanda muito tempo para que se revelem novas enzimas potenciais com métodos tradicionais de experimentação. Descobrí-las para a síntese orgânica poderia permitir caminhos simplificados, mais econômicos e sustentáveis para desenvolver produtos mais amigáveis com o meio ambiente. Os casos de uso industrial vão desde a indústria de alimentos e bebidas, até os setores farmacêuticos, cosméticos, entre outros. Na produção de papel, por exemplo, a polpa pode ser tratada com xilanase, uma enzima natural, no lugar da água sanitária, que é cara e contaminante.

“O futuro dos materiais e da química está na Nuvem, com desenvolvimento e adoção de tecnologias digitais para acelerar novas descobertas”, comenta o Dr. Teodoro Laino, Distinguished Scientist na IBM Research Europa. “A Nuvem é a infraestrutura perfeita para fomentar e estimular a cooperação entre diferentes provedores de tecnologia e impulsionar a transação de soluções digitais nas operações diárias de Pesquisa e Desenvolvimento. O RoboRXN desempenha um papel estratégico como precursor desse novo processo de integração e desenvolvimento na pesquisa e na indústria química”, afirma.

A solução RXN for Chemistry, motor central do RoboRXN, é baseada em um método de tradução de aprendizado automático neural de última geração que prediz o resultado mais provável de uma reação química. Isso acontece ao traduzir de uma linguagem (reativos e reagentes) para outra (produtos), usando sequências de caracteres chamados Simplified Molecular Input Line Entry System (SMILES) para descrever entidades químicas.

Serviço
www.ibm.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital