book_icon

Estudo do ISG mostra corrida para Nuvem pública no Brasil

O relatório ISG Provider Lens Public Cloud mostra o crescente interesse nos serviços de Nuvem pública, com muitas empresas no País usando várias Nuvens

Estudo do ISG mostra corrida para Nuvem pública no Brasil

As empresas no Brasil estão recorrendo a provedores de serviços de Nuvem pública para ajudá-los em seus esforços de Transformação Digital, de acordo com um novo relatório publicado pelo Information Services Group (ISG ), empresa global em pesquisa de tecnologia e consultoria. O 2021 ISG Provider Lens Public Cloud – Relatório de Serviços e Soluções para o Brasil, mostra o crescente interesse nos serviços de Nuvem pública, com muitas empresas no País usando várias Nuvens, já que muitos provedores de serviços oferecem suporte a mais de um hiperscaler em Nuvem.

“As instalações Multicloud são difundidas no Brasil”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global, ISG Provider Lens Research. “O mercado brasileiro está mudando de Infraestrutura como Serviço (IaaS) para Plataforma como Serviço (PaaS), com os clientes usando a Nuvem certa com base em como ela se alinha com suas próprias tecnologias”, comentou.

Um número crescente de provedores de serviços em Nuvem tem bancos como clientes, e todos os grandes bancos do País anunciaram planos para operar na Nuvem

Em um exemplo, uma empresa no Brasil está executando SAP em uma nuvem hiperescala, seu site corporativo em um segundo hiperescalador e suas análises de IA em ambas as Nuvens públicas, observa o relatório.

Embora a adoção da Nuvem pública esteja aumentando, muitos provedores de serviços em Nuvem estão percebendo uma escassez de habilidades entre os funcionários, afirma o relatório. A maioria dos provedores de serviços tem vagas abertas, e os hiperscaladores de Nuvem aumentaram suas opções de treinamento online em um esforço para aumentar o número de engenheiros qualificados e arquitetos de nuvem necessários para apoiar o crescimento do mercado.

O ambiente de trabalho, o treinamento dos funcionários e os esforços para promover o bem-estar dos funcionários ajudam os prestadores de serviços a reter e atrair funcionários, afirma o relatório.

Além disso, alguns provedores de serviço responderam à escassez de habilidades usando a automação, permitindo-lhes oferecer suporte a mais clientes sem aumentar o número de funcionários, acrescenta o relatório. Muitos estão usando operações de IA, ou AIOps, para automatizar funções de nuvem, dando aos clientes uma melhor experiência de usuário e permitindo que os provedores alcancem margens de lucro mais altas.

Os clientes da Nuvem pública estão pedindo infraestrutura de autoatendimento, como código e contêineres para auxiliar suas equipes de desenvolvimento ágil, afirma o relatório. Os clientes esperam que os serviços de DevOps, segurança e inspeção de configuração façam parte das plataformas de automação dos fornecedores.

Aplicações

O relatório também vê empresas no Brasil interessadas em migrar suas cargas de trabalho SAP para a Nuvem pública, embora não haja uma preferência clara de provedor de Nuvem. A migração de cargas de trabalho SAP para a Nuvem oferece vários benefícios, e as empresas devem alinhar suas estratégias SAP com suas estratégias de negócios digitais, recomenda o relatório.

Além disso, o setor de serviços financeiros no Brasil acelerou sua migração para a Nuvem, afirma o relatório. Um número crescente de provedores de serviços em Nuvem tem bancos como clientes, e todos os grandes bancos do País anunciaram planos para operar na Nuvem.

O 2021 ISG Provider Lens Public Cloud – Relatório de Serviços e Soluções para o Brasil avalia as capacidades de 48 provedores em 6 quadrantes. O relatório nomeia Compasso UOL e Dedalus como líderes em quatro quadrantes e Accenture, AWS, BRLink, Claranet, Google, Microsoft, MIGNOW, Nextios, TIVIT e Unisys como líderes em dois. Capgemini, IBM, Sky.One, V8 Consulting, Venha Pra Nuvem e Wipro são nomeados Líderes em um quadrante.

Além disso, a Logicalis é nomeada Estrela em Ascensão – uma empresa com “carteiras promissoras” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em dois quadrantes. SantoDigital e Venha Pra Nuvem são nomeados Rising Stars em um quadrante.

Serviço
www.isg-one.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.