O Makro, rede atacadista com sede no Brasil desde 1972 e presente em outros quatro países da América do Sul, escolheu a Oracle como parceira em sua jornada de Transformação Digital. O início foi em 2015, com o Oracle Retail em função dos sistemas legados não estarem entregando os resultados que precisavam, principalmente para o sistema de backoffice e ERP. Logo em seguida, veio a adoção de soluções em Nuvem com o Oracle Cloud Infrastructure (OCI) , o que facilitou o atendimento de forma simultânea dos demais países pertencentes ao Grupo Makro.
A utilização do OCI trouxe avanços em tecnologia com o uso de soluções como Oracle Exadata Database Machine, aumento da produtividade e “time to Market”. “Temos banco de dados pesados, pois trabalhamos com produtos, notas fiscais, clientes e diversas informações que estão trafegando ao mesmo tempo para estarem funcionando totalmente no dia seguinte em que as lojas abrem”, afirma Rafael Sanches gerente de Infraestrutura e Operações de TI do atacadista. O Makro buscava ter uma cloud pública, que de forma segura, possibilitasse que eles rodassem toda a sua infraestrutura, facilitando também a integração do sistema financeiro da empresa.
Nesse aspecto, a utilização do Exadata em OCI possibilitou a consolidação de todas as bases de dados e garantiu a performance e escalabilidade que o Makro buscava. Fizeram um levantamento e escolheram o Oracle Exadat a Database Machine que traz capacidade para todos os bancos de dados internos. Hoje, o Makro já possui 90% das bases de dados rodando em Cloud não apenas em Exadata, mas também em IaaS.
A escolha pela Oracle
A empresa fez um mapeamento e comparação com outras concorrentes e decidiram optar pelos produtos da Oracle não somente pelas capacidades técnicas, mas pela possibilidade de aproveitar investimentos já realizados em licenças, o que garantiu não somente alta performance com o OCI, mas também um valor acessível. “A Oracle é o nosso maior parceiro, pois ele está dentro da parte de aplicações, infraestrutura e o que precisamos, principalmente pela utilização do OCI e agilidade em resoluções de problemas que possam surgir no nosso dia a dia e com isso, estamos de olho no mercado do e-commerce e delivery”, conclui.
Para Ricardo Buffon, diretor sênior de Oracle Retail, a utilização de soluções de Retail em OCI é um caminho rumo às inovações tanto da companhia como para os clientes, já que beneficia o crescimento dos negócios e coloca, cada vez mais, o Grupo Makro como referência no atacarejo. “A adoção de Cloud garante uma experiência rápida, segura e eficaz aos nossos clientes e abre possibilidade para que eles sejam cada vez mais inovadores, acompanhando a velocidade do mercado”, conclui Buffon.
Serviço
www.oracle.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo