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Para prevenir fraudes, Minds Digital usa IA na autenticação em tempo real do atendimento

Televendas apostam em novas soluções para prevenção à fraude na Black Friday. Do fechamento da compra ao SAC, o uso da biometria de voz na autenticação do cliente é uma das principais tendências para a data mais aguardada do comércio

Para prevenir fraudes, Minds Digital usa IA na autenticação em tempo real do atendimento

Apesar da facilidade em poder aproveitar as ofertas e promoções da Black Friday sem sair de casa, a insegurança causada pelo crescente número de vazamento de dados tem gerado incertezas no mercado. Novas técnicas e golpes estão surgindo a cada momento, como é o caso das falsas centrais de atendimento que, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), tiveram um crescimento de 340% no primeiro semestre deste ano. Nesse contexto e com a chegada da Black Friday, considerada uma das principais datas do varejo e que chega a ter um aumento de 68% no volume de transações por telefone – segundo a AbComm-, o setor de produtos e serviços começa a apostar na biometria de voz como uma solução para evitar qualquer tentativa de fraude. Assim como empresas de tecnologia ganham espaço com o desenvolvimento deste tipo de prevenção.

Ao identificar o consumidor, pode-se prevenir tentativas de golpes em todos os processos do negócio, inclusive nos canais de relacionamento, como televendas e SAC  

Um exemplo disso é a Minds Digital, IDtech especializada em biometria de voz, que usa Inteligência Artificial para a autenticação em tempo real de cada indivíduo durante o teleatendimento. Dessa forma, além de melhorar a experiência do cliente na identificação dos dados pessoais, a plataforma ajuda a prevenir fraudes em operações feitas remotamente que utilizam algum tipo de reconhecimento via áudio. Hoje, a startup possui mais de 25 mil vozes computadas diariamente, e em 64% delas, foi constatada alguma tentativa de burlar o sistema.

Segundo Marcelo Peixoto, CEO da Minds, o uso de IA e aprendizado de máquina para autenticar os clientes utilizando sua própria voz é uma das principais tendências em prevenção para a Black Friday. Ao identificar o consumidor, pode-se prevenir tentativas de golpes em todos os processos do negócio, inclusive nos canais de relacionamento, como televendas e SAC.

“Para atender a alta demanda do mercado, é necessário alcançar uma precisão de pelo menos 86% na identificação das vozes, e dependendo da qualidade do áudio, a precisão pode chegar até 97%, feito que já conseguimos alcançar. A cada nova melhoria na ferramenta, mais robusta ela fica, aumentando gradativamente seu nível de apuração ao longo do tempo’’, explica o executivo.

Segundo dados da Ebit|Nielsen, empresa especializada em análises do mercado varejista, a expectativa para a Black Friday deste ano é de que o Brasil chegue a um faturamento inédito de aproximadamente R$10 bilhões. Em 2020, a data disparou em vendas em canais alternativos de compras, como o e-commerce e apps, devido às restrições do comércio físico causadas pela pandemia.

Apesar da grande expectativa, de acordo com uma pesquisa da Conversion, agência especializada na ferramenta de search engine optimization (SEO), 80,63% dos entrevistados afirmaram ter algum receio em relação às fraudes durante a Black Friday deste ano. O medo não é em vão. Segundo estudo da PSafe, empresa especializada em segurança digital, 2021 irá ultrapassar os quase 10 bilhões de vazamentos de dados do ano passado.

Mais do que nunca, a Black Friday pede investimentos em prevenção a fraudes e, consequentemente, uma melhor experiência na jornada de compra dos consumidores brasileiros. Ter as ferramentas certas para gerar confiança no cliente pode fazer a diferença na hora de fechar o negócio. “Um dos diferenciais do nosso produto é que fazemos a precificação por chamadas à API, ou seja, quanto maior é o consumo, menor é o custo por requisição. Dessa forma, conseguimos atender empresas de qualquer porte. Além disso, por sermos uma IDtech brasileira, a contratação da plataforma é feita em moeda nacional, livre das oscilações do dólar’’, finaliza o CEO da Minds Digital.

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