book_icon

Cultura apoiada em microsserviços garante eficiência e segurança aos negócios da Adiq

Usando as soluções da Red Hat, a Adiq saiu do modelo monolítico e de uma plataforma de camadas, para o modelo de microsserviço por containers

Cultura apoiada em microsserviços garante eficiência e segurança aos negócios da Adiq

A Red Hat, empresa global no fornecimento de soluções open source, vem trabalhando para tornar os processos internos das organizações cada vez mais rápidos e seguros. Especialmente no segmento financeiro, essa atuação é fundamental para ajudar as companhias a se tornar mais adaptáveis às necessidades do mercado. Com o apoio da Service IT, integradora de soluções e serviços de TI, a Red Hat contribuiu para transformar a cultura corporativa da Adiq, empresa inovadora de adquirência que possui um extenso portfólio de produtos e serviços White Label para o mercado de pagamentos.

Ter um parceiro que atue como Trusted Advisor nessa caminhada é fundamental para que todos os desafios sejam discutidos, planejados e executados da melhor forma  

Usando as soluções da Red Hat, a Adiq saiu do modelo monolítico e de uma plataforma de camadas, para o modelo de microsserviço por containers. A nova infraestrutura permite à empresa expandir seus negócios e agilizar o trabalho da equipe de maneira escalável, criando um ambiente colaborativo com desenvolvimento mais ágil, dinâmico e seguro. “A Adiq cresceu muito rápido e esse crescimento exponencial, que quadruplicou de um ano para o outro, mostrou a importância de modernizar as aplicações e facilitar os processos para manter o ritmo. Com a Red Hat, nossa principal parceira, conseguimos oferecer uma solução orquestrada para que o cliente se mantivesse interconectado com seus parceiros de negócios”, comenta Carlos Almeida, diretor Comercial da Service IT.

A Service IT atuou na construção do roadmap, na estratégia de modernização das aplicações, infraestrutura, DevOps e segurança, e na orientação da implementação dos serviços da Red Hat. Entre as soluções utilizadas estão o Red Hat Openshift Container Platform, que integra containers Kubernetes e outras tecnologias para simplificar os fluxos de trabalho, e o Red Hat Fuse, focado na integração ágil de qualquer ambiente, evitando falhas ou atrasos na execução.

O Red Hat AMQ, plataforma flexível de mensageria que integra aplicações aos dados distribuídos por toda a empresa, e o Red Hat 3scale API Management, que facilita o gerenciamento de APIs, bem como suas criações e execuções de maneira simples e rápida, também são algumas soluções que fazem parte da estratégia de modernização da Adiq.

“O segmento de meios de pagamento no mercado brasileiro é extremamente dinâmico e competitivo. Para manter seu crescimento nesse contexto, a Adiq tem investido em sua jornada de Transformação Digital, com soluções que trazem escalabilidade, segurança, agilidade, integração simplificada, e acima de tudo flexibilidade de utilização para atender as demandas do mercado. Ter um parceiro que atue como Trusted Advisor nessa caminhada é fundamental para que todos os desafios sejam discutidos, planejados e executados da melhor forma”, afirma Eduardo Shimizu, diretor de Parceiros e Alianças na Red Hat Brasil.

Para Marcelo Pisani, gerente Executivo de Infraestrutura da Adiq, no atual ecossistema de meios de pagamento, cada segundo importa. Por isso, a agilidade e a flexibilidade conquistadas com a nova infraestrutura e a com a mudança de cultura são fundamentais para o avanço da empresa. “Realizamos seis transações por segundo e toda a plataforma suporta e sustenta cada atividade de maneira leve, rápida e segura, porque temos um throughput de 70 transações por segundo, que é escalável. Com quatro cliques posso criar mais DevOps e novos containers. Hoje estamos preparados para o futuro”, afirma.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.