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Intralogística é tendência do setor com apostas em inovação e sustentabilidade

CTO da GTI PLUG, Eduardo Maia, explica como a logística 4.0 oferece melhorias para o segmento com base em avanços tecnológicos

Intralogística é tendência do setor com apostas em inovação e sustentabilidade

A logística é um dos setores mais importantes para o bom funcionamento de todas as indústrias do mundo e por conta disso a área tem ganhado cada vez mais atualizações e desenvolvimento. Essas modernizações também são fundamentais para o crescimento constante de empresas que atuam no segmento.

Diante desse cenário, a GTI PLUG, empresa especialista em logística vem democratizando a tecnologia dentro do setor. O CTO, Eduardo Maia, comenta sobre as principais tendências para a área. “Nós trabalhamos com base na intralogística, sendo que inovação e sustentabilidade são as palavras da vez. A primeira atua com alta conectividade entre os sistemas para maior produtividade e redução de erros nas operações. Já a segunda estabelece o princípio de quanto menos poluentes, melhor”, relata.

O Brasil também é um dos mais importantes mercados para o setor e está crescendo exponencialmente. Segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos, estima-se que cerca de 12,7% do PIB (R$ 750 bilhões) são gastos anualmente com custos logísticos, sendo que a intralogística corresponde a R$ 270 bilhões. O segmento apresentou um aumento de quase 24% nos últimos dois anos.

Com foco na intralogística e desenvolvimento do setor, a GTI PLUG oferece uma plataforma com Inteligência Artificial que colabora para que empresas tenham mais produtividade e menos custos dos armazéns, levando a logística 4.0 até elas. “Somos uma empresa que oferta uma plataforma SaaS (Software as a Service) que permite profissionalizar a gestão de armazenagem e estoque de forma descomplicada e acessível”, destaca Eduardo.

O sistema criado pela equipe da GTI PLUG controla de forma assertiva todo o fluxo de produtos das empresas diretamente da plataforma, portanto, tudo o que entra e é movimentado fisicamente no estoque. Além disso, permite que toda rastreabilidade seja feita de forma inteligente, garantindo a armazenagem correta e a disponibilidade do produto no local certo, no momento da separação e venda.

Para o CTO, existe um movimento de inovação constante na área, devido principalmente a necessidade das empresas de estabelecerem o fulfillment (atendimento completo do cliente) e omnichannel (múltiplos canais de venda) em suas operações. “A demanda por tecnologia nos processos é essencial para fazer com que os negócios cresçam em seus respectivos mercados. Atualmente empresas no Brasil perdem em média 9 bilhões de dólares anualmente por conta de ineficiência logística e isso abre um enorme espaço para soluções inovadoras atuarem nesses pontos”, finaliza Eduardo.

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