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Jogos: de diversão à profissão

Para saber quais são as possibilidades de mercado para quem quer atuar na área de jogos, Infor Channel conversa com André Kadow, coordenador do curso de Design Digital da Facamp, Faculdades de Campinas. Ele fala sobre o perfil do profissional, das oportunidades para quem atua com jogos e gamificação, além de dar dicas para quem deseja seguir na carreira. Acompanhe.

Jogos: de diversão à profissão

Existem requisitos e pré-requisitos para a carreira de criação e produção de jogos?
Os principais requisitos são gostar de jogos e de estudar sempre, pois é uma área muito dinâmica e o crescimento é constante com softwares e tendências mudando rapidamente. Por isso, a importância de uma boa formação, que permita entender, seja na parte de desenvolvimento ou criação gráfica, os melhores caminhos a seguir e como continuar a evoluir.

Há formação superior formal reconhecida pelo Governo ou somente técnica?
Já existe formação formal dentro da área de jogos digitais, que prepara o aluno para uma carreira na área. Algumas têm foco em desenvolvimento e outras em criação e game design. Na Facamp, lançamos um curso de design digital focado em games e UX/UI, com uma grade atualizada, de acordo com os padrões exigidos pelo mercado nacional e internacional.

Em quantos anos uma pessoa se forma nessa área?
Em uma faculdade, ele vai se formar em quatro anos. Já em um curso técnico, varia entre dois e três. Depois pode-se especializar em diversas áreas dentro do universo dos jogos. É interessante citar que a pessoa não precisa trabalhar somente com desenvolvimento, programação ou gráficos. Existem diversos segmentos como roteiros, marketing, economia dentro dos jogos e gamificação que estão com uma necessidade grande de profissionais qualificados.

Quais são as oportunidades de mercado para quem trabalha com jogos e gamificação no Brasil?
É preciso entender que existem várias áreas envolvidas na criação e produção de jogos digitais e o mercado precisa de profissionais de diversos segmentos. Um jogo envolve pessoas que trabalham com programação, artistas gráficos e profissionais de áudio de uma maneira mais direta, mas também não podemos nos esquecer que, para esse jogo dar certo, precisamos de profissionais de marketing, comunicação e administração. O interessante é que um profissional desta área pode trabalhar em estúdios e empresas de diversos portes tanto aqui no Brasil quanto no exterior.

Esse mercado está aquecido? Qual a tendência?
Sim, segundo pesquisas como a Video Game Industry Statistics, Trends and Data In 2021 – WePC, o valor do mercado que já era grande, vai praticamente triplicar entre 2012 e 2023, impulsionado principalmente pelos jogos de celular que trouxeram um novo público. Para os próximos anos, a tendência ainda é de avanço, com um destaque para os eSports. A Newzoo tem pesquisas bem interessantes sobre o mercado global e local – Newzoo Global Games Market Report 2021 | Free Version -Newzoo e todas apontam para um crescimento contínuo do mercado que pode chegar em até US$ 218 bilhões em 2024, impulsionado principalmente pela Ásia. O Brasil aparece com um avanço interessante também, representando 5,1% do setor com destaque principalmente nos jogos para celulares e Battle Royale – inclusive, somos um dos países que mais gastam com compras dentro deste tipo de jogo.

Quem se forma nessa área tem mais oportunidade em B2B? Quais são os perfis de vagas e empresas que recrutam design de games?
Fora os estúdios especializados na produção e criação de jogos, este profissional é procurado por empresas de grande porte ou agências de publicidade que já entenderam a importância deste meio na forma de comunicação, seja com um público interno ou externo. Nas companhias, pode-se trabalhar com a gamificação de algum processo e nas agências com um tipo de comunicação mais lúdica da marca. É um profissional que, além de entender de jogos, precisa compreender como os processos e as formas de comunicação funcionam.

O mercado de jogos já foi muito associado a entretenimento. Hoje pode ser associado à publicidade, técnicas de RH, novas dinâmicas corporativas. Como e por que houve essa mudança?
Principalmente pela mudança de geração, os profissionais atuais das empresas já nasceram com um contato grande com os jogos digitais. É natural que eles tenham uma aceitação maior pelo meio. Jogos também trazem muito mais engajamento e interatividade do que os processos tradicionais e nos permitem entender alguns fatores que antes não conseguíamos medir.

Para quem se interessa pelo assunto, quais temas educativos, didáticos deve acompanhar?
Existem diversos canais no YouTube bem interessantes, tanto para quem quer se aprofundar na parte de desenvolvimento e programação quanto na parte de design e criação. Para programação, é importante começar entendendo a lógica de desenvolvimento e depois se preocupar com uma linguagem específica, mesmo porque cada estúdio tem as suas preferências. Na parte gráfica, a compreensão da técnica e da teoria também é muito importante para compor uma cena, proporções e iluminação.

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