book_icon

AWS anuncia disponibilidade geral do Aqua para Amazon Redshift

Ferramenta é um cache distribuído acelerado por hardware, que oferece desempenho dez vezes superior
AWS anuncia disponibilidade geral do Aqua para Amazon Redshift

A Amazon Web Services (AWS) anunciou a disponibilidade geral do Aqua (Advanced Query Accelerator) para Amazon Redshift, um novo cache distribuído e acelerado por hardware que oferece, segundo a empresa, um desempenho de consulta dez vezes melhor do que outros Data Warehouses corporativos em Nuvem. O Aqua traz computação para a camada de armazenamento, ajudando os clientes a evitar limitações de largura de banda de rede, eliminando a movimentação desnecessária de dados entre o local onde os dados são armazenados e os clusters de computação. Com ele, os clientes têm painéis mais atualizados, economizam tempo de desenvolvimento e seus sistemas são mais fáceis de gerenciar. O serviço está disponível nas instâncias do Redshift RA3 sem nenhum custo adicional, e os clientes podem tirar proveito das melhorias de seu desempenho sem nenhuma alteração de código.

O Aqua também oferece aos clientes o benefício adicional de poder fazer cálculos em seu armazenamento bruto, o que economiza tempo que, de outra forma, seria gasto na movimentação de dados

Desde o seu lançamento em 2012 como o primeiro Data Warehouse construído para a Nuvem a um custo de 1/10 do dos Data Warehouses tradicionais, Amazon Redshift se tornou muito popular. No ano passado, a AWS anunciou a disponibilidade geral das Instâncias Redshift RA3, que permitem aos clientes dimensionar computação e armazenamento separadamente e oferecer desempenho de preço até três vezes melhor do que qualquer outro Data Warehouse em Nuvem.

No entanto, mesmo que o desempenho continue a aumentar, o rápido crescimento dos dados que os clientes precisam processar levou a um difícil equilíbrio entre desempenho e escala econômica. A abordagem predominante para o armazenamento de dados tem sido construir uma arquitetura em que grandes quantidades de dados de armazenamento centralizado são movidos para os nós de computação em espera para processamento.

O desafio dessa abordagem é que há muita movimentação de dados entre o armazenamento compartilhado e os nós de computação. Como os volumes de dados continuam a crescer rapidamente, essa movimentação de dados satura a largura de banda de rede disponível e diminui o desempenho.

Assim, o Aqua para Redshift é um cache distribuído e acelerado por hardware, que melhora o desempenho de análises na nova escala de dados. Ele traz computação para a camada de armazenamento, para que os dados não precisem se mover para frente e para trás entre os dois. Isso permite executar consultas até dez vezes mais rápido do que outros sistemas corporativos em Nuvem. O cache Aqua é escalonado e processa dados em paralelo em muitos nós. Cada nó possui um módulo de hardware composto de processadores analíticos projetados pela AWS que aceleram drasticamente a compactação de dados, criptografia e tarefas de processamento de dados como varreduras, agregações e filtragem. O Aqua também oferece aos clientes o benefício adicional de poder fazer cálculos em seu armazenamento bruto, o que economiza tempo que, de outra forma, seria gasto na movimentação de dados. Com esta nova arquitetura, e o melhor desempenho em ordem de magnitude que ele traz, os clientes Redshift têm painéis mais atualizados, economizam tempo de desenvolvimento e seus sistemas são mais fáceis de manter.

Serviço
aws.amazon.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.