International Data Corporation ( IDC) enxerga 2021 como um ano acelerado para investimentos em Multi-access Edge Cloud (MEC). As construções de MEC estão sendo realizadas por uma ampla seção transversal de partes interessadas de Borda (por exemplo, provedores de serviços de comunicação sem fio e com fio, empresas de cabo, redes de distribuição de conteúdo (CDNs) e provedores de Nuvem) para fornecer serviços de rede de Borda sensíveis à latência. Além da conectividade, os buildouts do MEC também fornecerão oportunidades para as organizações hospedar aplicativos, tanto no local quanto em sites de Borda na Nuvem.
Os benefícios potenciais incluem a capacidade de atender a políticas rígidas de tráfego de dados, aumentar a segurança e melhorar o controle e a tomada de decisões em tempo real. Os casos de uso, alinhamentos go-to-market, desenvolvimento de produto e mudança para arquiteturas nativas da Nuvem por participantes do mercado – as telcos, os players em hiperescala e fornecedores de infraestrutura de operadora – permanecem em desenvolvimento.
A IDC acredita que a aceleração no desenvolvimento do ecossistema de Nuvem de borda móvel, cabos MSOs que investem em recursos de borda e provedores de serviços em Nuvem que hospedam cargas de trabalho de borda de rede e parceria com provedores de serviços de comunicação para fornecer soluções de MEC para empresas impulsionarão a maioria dos investimentos neste segmento pelas operadoras durante o período de previsão.
A IDC prevê a receita mundial para MEC, incluindo funções de rede virtual (VNFs), infraestrutura de virtualização de funções de rede (NFVI) e funções de rede nativas da Nuvem (CNFs), na Borda da Nuvem da operadora nos quatro mercados dos subsegmentos (Mobile Edge, Wireline Edge, Cable Edge e CDN Edge) crescerá de US$ 3,5 bilhões em 2020 para US$ 16,7 bilhões em 2025. Isso representa uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 37% no período de previsão de 2020-2025.
“À medida que o MEC surge como uma opção viável para vários setores corporativos, ele está se tornando um impulsionador principal de novos fluxos de receita além da conectividade e crítico para as operadoras de rede móvel enquanto tentam monetizar o 5G. Embora o investimento de Borda esteja principalmente relacionado ao 5G/MEC hoje, esperamos que os gastos de Borda se expandam no mercado de telefonia fixa, bem como MSOs a cabo, CDNs e provedores de serviços de telefonia fixa criam plataformas de Borda para baixa latência, disponibilidade e segurança para aplicativos corporativos de próxima geração”, disse Ajeet Das, diretor de Pesquisa de Carrier Network Infrastructure da IDC.
Serviço
www.idc.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo