A Fundação everis Brasil se juntou à Rede Gerando Falcões para criar o REC PAM! – Robótica Educação para Crianças Play & Make It!, um curso de robótica e programação para crianças de 9 a 11 anos moradoras de favelas. O projeto tem como objetivo promover a base de competências digitais e o pensamento computacional para um público que ainda não tem acesso a esse tipo de conteúdo.
Será a primeira iniciativa educacional voltada à tecnologia para o público infantil da Gerando Falcões, que atua para transformar a vida de crianças e jovens por meio da combinação de educação socio-emocional, educação profissional, acesso ao trabalho e tecnologias. A Fundação everis Brasil tem como objetivo incentivar o empreendedorismo, a inovação, o talento e o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.
O projeto começou em caráter experimental em agosto, com aulas para 20 crianças. As aulas serão abertas e gratuitas e o conteúdo estará disponibilizado no aplicativo da Gerando Educação, mantido pela Gerando Falcões, que tem mais de 15 mil downloads. O objetivo é impactar crianças de 9 a 11 anos e, futuramente, levar as aulas para mais de 700 favelas de todo o Brasil onde a ONG atua.
“Incorporar a base do pensamento computacional, ou seja, ter conhecimentos de programação e afinidade com as ferramentas de tecnologia digital, já é e será ainda mais importante para os profissionais do futuro. Com o projeto, queremos levar a tecnologia para o maior número de crianças, para que elas possam ter, no futuro, maiores oportunidades no mercado de trabalho”, diz Ricardo Neves, presidente da fundação everis. “E não poderíamos nos associar a ninguém melhor do que a Gerando Falcões para realizarmos esse sonho.”
“Com o fundamental apoio da Fundação everis, estamos, por meio do uso da tecnologia, empoderando talentos e desenvolvendo competências visando o futuro das crianças para que elas furem bloqueios sociais nesse processo de quebra de muros e construção de pontes”, afirma Lemaestro, Diretor de Educação e co-fundador da Gerando Falcões.
O conteúdo é dividido em quatro módulos. Ao final, as crianças terão aprendido a construir o game Arkanoid. O processo, além de passar conhecimentos e entendimento de lógica de programação, estimula habilidades como a curiosidade, experimentação, criatividade, disciplina, organização e imaginação, cooperação, autoestima, escuta e comunicação eficaz. “Além de provocar o gosto pela tecnologia, o projeto pretende estimular as chamadas soft skills que são fundamentais nos dias de hoje”, diz Neves.
O curso foi desenvolvido por voluntários da Fundação everis Brasil e é baseado na ferramenta Scratch, do MIT Media Lab. O Scratch é uma plataforma lúdica criada para crianças darem os primeiros passos no uso de ferramentas de programação em blocos, estimulando o trabalho em equipe e a resolução de problemas por meio da tecnologia. O Scratch pode ser acessado online ou baixado para computador e tablet para ser acessado de forma off-line. Os participantes receberão um certificado de participação após a conclusão do curso.
Com a aula, os alunos entendem como usar a plataforma, a estrutura de programação em blocos, manipular e animar personagens, atuando do design de personagens e cenários. “Isso é feito ao mesmo tempo em que abstraem e aplicam conceitos de lógica de programação”, diz Neves.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo