book_icon

Fundação everis se junta à Gerando Falcões e cria curso de robótica para crianças das favelas

Fundação everis se junta à Gerando Falcões e cria curso de robótica para crianças das favelas

A Fundação everis Brasil se juntou à Rede Gerando Falcões para criar o REC PAM! – Robótica Educação para Crianças Play & Make It!, um curso de robótica e programação para crianças de 9 a 11 anos moradoras de favelas. O projeto tem como objetivo promover a base de competências digitais e o pensamento computacional para um público que ainda não tem acesso a esse tipo de conteúdo.

Será a primeira iniciativa educacional voltada à tecnologia para o público infantil da Gerando Falcões, que atua para transformar a vida de crianças e jovens por meio da combinação de educação socio-emocional, educação profissional, acesso ao trabalho e tecnologias. A Fundação everis Brasil tem como objetivo incentivar o empreendedorismo, a inovação, o talento e o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

O projeto começou em caráter experimental em agosto, com aulas para 20 crianças. As aulas serão abertas e gratuitas e o conteúdo estará disponibilizado no aplicativo da Gerando Educação, mantido pela Gerando Falcões, que tem mais de 15 mil downloads. O objetivo é impactar crianças de 9 a 11 anos e, futuramente, levar as aulas para mais de 700 favelas de todo o Brasil onde a ONG atua.

“Incorporar a base do pensamento computacional, ou seja, ter conhecimentos de programação e afinidade com as ferramentas de tecnologia digital, já é e será ainda mais importante para os profissionais do futuro. Com o projeto, queremos levar a tecnologia para o maior número de crianças, para que elas possam ter, no futuro, maiores oportunidades no mercado de trabalho”, diz Ricardo Neves, presidente da fundação everis. “E não poderíamos nos associar a ninguém melhor do que a Gerando Falcões para realizarmos esse sonho.”

“Com o fundamental apoio da Fundação everis, estamos, por meio do uso da tecnologia, empoderando talentos e desenvolvendo competências visando o futuro das crianças para que elas furem bloqueios sociais nesse processo de quebra de muros e construção de pontes”, afirma Lemaestro, Diretor de Educação e co-fundador da Gerando Falcões.

O conteúdo é dividido em quatro módulos. Ao final, as crianças terão aprendido a construir o game Arkanoid. O processo, além de passar conhecimentos e entendimento de lógica de programação, estimula habilidades como a curiosidade, experimentação, criatividade, disciplina, organização e imaginação, cooperação, autoestima, escuta e comunicação eficaz. “Além de provocar o gosto pela tecnologia, o projeto pretende estimular as chamadas soft skills que são fundamentais nos dias de hoje”, diz Neves.

O curso foi desenvolvido por voluntários da Fundação everis Brasil e é baseado na ferramenta Scratch, do MIT Media Lab. O Scratch é uma plataforma lúdica criada para crianças darem os primeiros passos no uso de ferramentas de programação em blocos, estimulando o trabalho em equipe e a resolução de problemas por meio da tecnologia. O Scratch pode ser acessado online ou baixado para computador e tablet para ser acessado de forma off-line. Os participantes receberão um certificado de participação após a conclusão do curso.

Com a aula, os alunos entendem como usar a plataforma, a estrutura de programação em blocos, manipular e animar personagens, atuando do design de personagens e cenários. “Isso é feito ao mesmo tempo em que abstraem e aplicam conceitos de lógica de programação”, diz Neves.

Fundação everis

Lemaestro

REC PAM! – Robótica Educação para Crianças Play & Make It!

Rede Gerando Falcões

Ricardo Neves

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento