book_icon

Com vagas para torneio mundial em Singapura, Brasil realiza disputa de jogos eletrônicos

Confederação Brasileira de Games e e-sports realizará nos dias 23 e 24 de outubro o Desafio Cataratas do Iguaçu – A Tríplice Fronteira

Com vagas para torneio mundial em Singapura, Brasil realiza disputa de jogos eletrônicos

IMAGEM: Confederação Brasileira de Games e Esports

A Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), em parceria com a Prefeitura, a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu e apoio da Itaipu Binacional, promoverá o “Desafio Cataratas do Iguaçu – A Tríplice Fronteira”, um dos maiores torneios presenciais de esportes eletrônicos de 2021. O evento de jogos acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro e está planejado para receber até duas mil pessoas por dia no local, de acordo com o avanço da vacinação contra a Covid-19. As inscrições para as seletivas online já estão abertas.

As eliminatórias para o Desafio Cataratas do Iguaçu começam no sábado (9), com jogadores de todo o Brasil participando da primeira fase, em formato online. Os quatro melhores classificados de cada modalidade irão à Foz do Iguaçu, com tudo pago, para disputar os confrontos finais, as vagas para o mundial em Singapura e premiações totais de R﹩ 15 mil. O evento contará ainda com a presença de jogadores profissionais e influenciadores digitais, além de áreas para jogos, cultura, dança, praça de alimentação e outras atrações.

Três modalidades de esportes eletrônicos estarão presentes no evento: eFootball PES 2021, Street Fighter V e Counter-Strike: Global Offensive.

Este será o primeiro evento classificatório do Brasil para o Global Esports Games , campeonato mundial de E-sports promovido pela GEF (Global Esports Federation) que acontecerá no mês de dezembro 21, em Singapura, e que pretende se repetir a cada ano, em países diferentes. Em 2022, será em Istambul, na Turquia, e a sede de 2023 será Riad, capital da Arábia Saudita.

No Desafio Cataratas do Iguaçu, as modalidades que contam com premiações e vagas diretas para o torneio mundial são Street Fighter V e eFootball PES 2021 , ambas disputadas no PlayStation 4. Já no CS:GO, os confrontos serão de exibição, sem vagas para outras competições, e a modalidade contará com um desafio entre Brasil e Paraguai.

A cidade de Foz do Iguaçu foi selecionada pela entidade por ser um dos mais importantes pontos turísticos da América Latina e com forte capacidade de sediar eventos de grande porte. Respeitando os protocolos sanitários, o “Desafio Cataratas do Iguaçu – a tríplice Fronteira” fará parte da retomada dos eventos presenciais no Brasil.

Paulo Ribas, presidente da CBGE, comentou sobre a importância do campeonato para a comunidade dos E-sports e para a cidade de Foz do Iguaçu: “Vejo este torneio como uma grande oportunidade de mostrar a força dos E-sports no Brasil. Será um evento de grande porte, realizado em um dos principais polos turísticos da América Latina e de forma presencial. Isso atrai a atenção de muitas pessoas, além, é claro, de investidores. Uma competição com todos os ingredientes para ser um marco para a cidade e para os esportes eletrônicos”.

Para o prefeito Chico Brasileiro, o evento é uma oportunidade de Foz se consolidar como uma das capitais dos esportes eletrônicos no Brasil: “Esse setor conta com um envolvimento mundial de jovens que se interessam muito por tudo o que isso representa. Foz do Iguaçu já tem o turismo, que pode ser aliado aos eventos de jogos eletrônicos. Entramos de cabeça neste projeto, pois faz parte da nossa retomada econômica. Queremos transformar Foz no polo de E-sports da América Latina”.

O evento terá transmissão oficial na Twitch da CBGE, acessível também pela CBGE TV . Esta é mais uma iniciativa da Confederação Brasileira de Games e E-sports para promover os esportes eletrônicos no Brasil, com campeonatos que ajudam a dar visibilidade para atletas e times de diferentes regiões do país. Para isso, a entidade conta com afiliadas em diversos Estados que contribuem com o processo de seleção de participantes e, em alguns casos, eliminatórias regionais também.

A Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE) foi a entidade escolhida com exclusividade, no Brasil, pela Global Esports Federation (GEF), para participar do importante processo de desenvolvimento dos Esports no continente americano e reconhecimento da modalidade no movimento olímpico. Fundada em 2019, conta com profissionais em diferentes estados brasileiros para estabelecer bases legais necessárias aos atletas, clubes e federações na organização de campeonatos, webinares e atividades do ecossistema. Ao todo, já promoveu mais de 30 torneios e eventos com foco em diferentes modalidades de esporte eletrônico, como League of Legends, PUBG, Free Fire, Valorant, CS:GO, entre outros. A CBGE também possui um acordo de cooperação com o cinturão asiático para o desenvolvimento do mercado de games, tecnologia e inovação, que envolve o sudeste da Ásia e as principais empresas desenvolvedoras de jogos e de streaming.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.