A Honeywell anunciou nesta quinta-feira (23/9) uma nova tecnologia robótica projetada para ajudar armazéns e centros de distribuição a automatizar o processo manual de descarregamento de paletes, reduzindo os riscos operacionais de lesões potenciais e escassez de mão de obra. Impulsionado por Machine Learning (ML) sofisticado e avanços em tecnologias de percepção e aderência, o Despaletizador Flexível Inteligente da Honeywell minimiza a necessidade de trabalho manual para decompor cargas de paletes, tarefa que apresenta risco de ferimentos no trabalho, tem alta rotatividade e são atualmente difíceis para a equipe. Um centro de distribuição típico de médio a grande porte desempacota até vários milhares de paletes por dia, com a probabilidade de erros, ferimentos e fadiga do trabalhador aumentando a cada turno.
“Mesmo quando as operações manuais estão funcionando sem problemas, sem ferimentos, a tarefa física e repetitiva de descarregar paletes é variável e limitada por restrições humanas”, disse Thomas Evans, diretor de Tecnologia da Honeywell Robotics. “Nosso Despaletizador Flexível Inteligente ajuda a melhorar o rendimento operando de forma consistente sem interrupção em vários turnos com interação humana mínima. Com as restrições de mão de obra que os armazéns e centros de distribuição estão vendo no preenchimento dessas funções manuais, esta solução pode ser a solução ideal para ajudar a manter o dia a dia volumes de pedidos”, comentou.
O braço robótico articulado do despaletizador é guiado por tecnologias avançadas de visão e percepção, que permitem que as caixas sejam retiradas de um palete SKU único ou misto em um local fixo ou móvel. A mais recente tecnologia de visão computacional identifica a localização exata de cada caixa no palete, enquanto o software de percepção reconhece automaticamente uma ampla variedade de embalagens. Essa tecnologia permite o manuseio contínuo de um fluxo contínuo de paletes em qualquer sequência, sem a necessidade de qualquer pré-programação ou intervenção do operador.
O ML avançado e o planejamento de movimento otimizam os movimentos do braço robótico para garantir a máxima velocidade e eficiência de separação. A lógica de controle também detecta o peso de cada item conforme o robô o levanta e atualiza automaticamente sua resposta de agarramento para transferir cada produto com segurança e eficácia. Quanto mais a solução escolhe, mais ela aprende e continua a melhorar no descarregamento de paletes de forma rápida e eficiente.
“Taxas confiáveis de despaletização são de importância crescente, à medida que as preferências dos consumidores continuam a acelerar a taxa de embalagem e o crescente mix de produtos que armazéns e centros de distribuição atendem todos os dias”, disse Evans. “Essas grandes melhorias tecnológicas estão gerando soluções totalmente automatizadas capazes de atender ou exceder o rendimento das operações manuais. Não apenas essas soluções oferecem benefícios significativos para centros de distribuição modernos e outras operações de atendimento, mas o business case para sua utilização também é cada vez mais atraente”, observou.
O robô pode trabalhar em conjunto com robôs móveis autônomos de transporte de paletes, permitindo a operação contínua do sistema e, ao mesmo tempo, fornecendo a flexibilidade de preparar paletes e pilhas vazias virtualmente em qualquer lugar em que o robô seja capaz de se deslocar.
Serviço
www.honeywell.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo