book_icon

Nova sede da ABB privilegia o trabalho híbrido e a sustentabilidade

O novo endereço da multinacional foi desenvolvido pensando no regime híbrido de trabalho, com alternância entre a atuação presencial e remota, evoluindo para um modelo mais colaborativo

Nova sede da ABB privilegia o trabalho híbrido e a sustentabilidade

A multinacional ABB, provedora de tecnologias digitais para a indústria, está em movimento de transformação na forma como pensa e mudou o endereço de sua sede administrativa no Brasil. A antiga sede, no City América, Zona Noroeste de São Paulo, dá lugar a uma nova unidade, que ocupa dois andares de um prédio comercial, recém-construída no Jardim das Perdizes.

Neste novo conceito, a companhia busca usar seu espaço como elemento estratégico, redefinindo-o não apenas para se adequar às necessidades de distanciamento impostas pela pandemia de Covid-19, mas permitindo que o regime híbrido, com alternância entre a atuação presencial e remota, evolua para um modelo mais colaborativo, com espaços abertos para uma interação segura entre as pessoas e sem estações de trabalho fixas, além de ambientes diferenciados para estilos e momentos de trabalho diversos, como o coletivo e independente.

Em linha com a tradição e a expertise da ABB na área de automação industrial, a moderna sede segue o conceito de automação predial, com controle automatizado de ar-condicionado e das cortinas, para proporcionar o melhor aproveitamento da luz, a partir da utilização de tecnologias já desenvolvidas pela empresa

“A intenção é que os 3000 m² distribuídas entre 250 pontos compartilhados, assim como áreas para reuniões, troca de ideias e encontros com parceiros e clientes compondo um grande hub de interação, criando oportunidades para as pessoas se conectarem, sem deixar de lado os cuidados. A individualidade, neste modelo, também é respeitada, assim como a possibilidade de mudança de ambiente e postura para privilegiar uma rotina saudável para corpo e mente “, explica Luciano Nassif, country holding officer da ABB no Brasil.

Ao mesmo tempo, a empresa manteve vivo o “jeito de ser ABB” e viu nessa mudança uma boa oportunidade de materializar seus valores culturais: curiosidade, coragem, colaboração e cuidado. É por isso que o novo espaço foi pensado para funcionar tanto como local para maximizar a inovação e a criatividade, quanto como uma vitrine, no contato com clientes e visitantes, de sua cultura e marca, pois inspira essa vivência em todos os detalhes vistos e sentidos durante a permanência no ambiente.

No ato de projetar o novo espaço, um comitê com colaboradores da ABB foi estabelecida para garantir que a necessidade de grupos diversos facilmente atendidas, o que configurou um trabalho colaborativo desde sua concepção. Assim, essas pessoas analisaram uma estrutura para contribuir com ideias na criação dos diferentes locais do espaço.

Atualmente, os colaboradores administrativos da ABB estão trabalhando remotamente em tempo integral. O plano é que esta modalidade se estenda até o final do ano e, em 2022, após uma análise do cenário da pandemia e com a segurança suficiente para um retomada presencial, conforme as pessoas iniciarem a utilizar o novo espaço.

Sustentabilidade e inclusão

Como parte do processo de mudança e já incorporando elementos de um novo modelo de trabalho, um formato híbrido foi estabelecido, o que permite aos funcionários trabalharem dois dias no escritório e três dias em home office. Contratada para auxiliar no projeto, a empresa de consultoria FRB calculou qual seria a redução nas necessidades de CO2 com a ida dos funcionários ao escritório apenas duas vezes na semana, na comparação com cinco dias, como era anterior à pandemia. Cada colaborador teve seu trajeto mapeado com base no CEP de sua residência. O resultado será uma redução anual de 1.450 a 1.750 toneladas de CO2 ou o equivalente à manutenção de 4.000 a 4.800 árvores, que não precisarão de cortadas.

Além disso, em linha com a tradição e a expertise da ABB na área de automação industrial, a moderna sede segue o conceito de automação predial, com controle automatizado de ar-condicionado e das cortinas, para proporcionar o melhor aproveitamento da luz, a partir da utilização de tecnologias já desenvolvidas pela empresa.

Também foi desenvolvido um aplicativo que permitirá uma reserva antecipada de postos de trabalho compartilhados, assim como vagas no estacionamento. Entre as facilidades oferecidas pelo novo espaço, foram elevada uma área Kids para quem precisar levar filhos ao escritório e uma sala de lactação para retirada e armazenamento de leite para a maior comodidade das mães que amamentam.

Serviço
www.abb.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.