book_icon

Oracle lança Java 17, que chega com milhares de atualizações

A nova versão é fruto de uma ampla colaboração entre engenheiros da Oracle e outros membros da comunidade mundial de desenvolvedores Java

Oracle lança Java 17, que chega com milhares de atualizações

A Oracle anunciou a disponibilidade do Java 17, a versão mais recente da sua plataforma de desenvolvimento e linguagem de programação. Segundo a empresa, o Java 17 oferece milhares de atualizações de desempenho, estabilidade e segurança, bem como 14 JEPs (JDK Enhancement Proposals), que melhoram ainda mais a linguagem e a plataforma Java para ajudar os desenvolvedores a serem mais produtivos. O Java 17 é o mais recente  lançamento de Suporte de Longo Prazo (LTS) sob a cadência de lançamento de seis meses do Java e é fruto de uma ampla colaboração entre engenheiros da Oracle e outros membros da comunidade mundial de desenvolvedores Java, por meio da OpenJDK Community e do Java Community Process (JCP ). Desde o lançamento do JDK 11 LTS há três anos, mais de 70 JEPs foram implementados.

O Oracle JDK 17 e as versões futuras do JDK são fornecidas sob uma licença gratuita para uso de até um ano após o próximo lançamento LTS. A Oracle também continuará fornecendo versões do Oracle OpenJDK sob a Licença Pública Geral de código aberto (GPL), como tem feito desde 2017.

A Oracle está colaborando com a comunidade de desenvolvedores Java e o JCP no aprimoramento do agendamento LTS para dar às organizações mais flexibilidade sobre quando, ou se, desejam migrar para uma versão mais recente do Java LTS. A Oracle está propondo que o próximo lançamento do LTS seja o Java 21 e esteja disponível em setembro de 2023, o que mudará a cadência do lançamento do LTS de três para dois anos.

Com o suporte da assinatura Oracle LTS e Java SE, os clientes podem migrar para o Java 17 no ritmo que melhor atenda às suas necessidades. A Oracle fornecerá aos clientes atualizações de segurança, desempenho e correção de bugs para Java 17 até pelo menos setembro de 2029.

“Nos últimos três anos, ouvimos o quanto os desenvolvedores amam os recursos mais recentes e vimos o ecossistema realmente adotar a cadência de lançamento de seis meses”, disse Georges Saab, vice-presidente de Desenvolvimento do Java Platform Group da Oracle. “Um dos maiores desafios que os desenvolvedores Java enfrentam hoje é que sua organização só permite que eles usem a versão mais recente do LTS. Ao mover as versões do LTS a cada dois anos, os desenvolvedores que trabalham com organizações conservadoras agora têm mais opções e acesso aos recursos que amam e desejam usar”, comentou.

O Java é uma das plataformas de desenvolvimento de maior sucesso de todos os tempos e é construída com base na inovação contínua, que atende às necessidades em evolução dos desenvolvedores. Para acelerar a adoção do Java na Nuvem, a Oracle introduziu recentemente o Oracle Java Management Service, um novo serviço nativo da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) para ajudar as organizações a gerenciar os tempos de execução e aplicativos Java no local ou em qualquer Nuvem.

O Java Management Service oferece aos clientes visibilidade de suas implementações Java em toda a empresa. Isso abrange todas as versões do Java instaladas em seu ambiente, incluindo versões do Java em execução no desenvolvimento e na produção. Ele também destaca todos os aplicativos Java não planejados em execução e verifica se todas as versões Java instaladas estão atualizadas com os patches de segurança mais recentes.

O JDK 17 inclui novos aprimoramentos de linguagem, atualizações para as bibliotecas, suporte para novos computadores Apple, remoções e depreciações de recursos legados e trabalho para garantir que o código Java escrito hoje continuará funcionando sem alterações nas versões futuras do JDK. Ele também oferece uma visualização de recurso de linguagem e APIs de incubação para reunir feedback da comunidade Java.

Serviço

www.oracle.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.