book_icon

Gartner declara que as vendas globais de smartphones aumentaram no segundo trimestre

Xiaomi subiu para a segunda posição no ranking, enquanto a Apple caiu para a terceira

Gartner declara que as vendas globais de smartphones aumentaram no segundo trimestre

As vendas globais de smartphones para consumidores finais totalizaram 328,8 milhões de unidades no segundo trimestre de 2021, o que representa um aumento de 10,8% ao ano, de acordo com pesquisa do Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. Os analistas do Gartner destacam que as vendas de telefones celulares cresceram 10,2% apesar das restrições geradas por causa de COVID-19 e da escassez de componentes.

No entanto, as regiões com maior rede e conectividade 5G viram uma forte demanda por smartphones 5G e foram impulsionadores de crescimento para os principais fornecedores de smartphones  

“Instruções para reforçar os estoques locais e os fechamentos de fábricas na Índia e no Vietnã, devido à nova onda de Covid-19, junto com o fechamento de negócios de varejo e restrições de entregas on-line afetaram negativamente as vendas de smartphones no segundo trimestre após um forte início no início de 2021”, diz Anshul Gupta, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “No entanto, as regiões com maior rede e conectividade 5G viram uma forte demanda por smartphones 5G e foram impulsionadores de crescimento para os principais fornecedores de smartphones.”

A Samsung expandiu suas linhas de smartphones 5G de entrada e de preços intermediários para atender novas oportunidades de crescimento no segmento de 5G no segundo trimestre de 2021. A empresa manteve a primeira posição entre os cinco maiores fornecedores globais de smartphones. Embora continue a ser líder de mercado, o crescimento anual da Samsung desacelerou devido a restrições de fornecimento e pelas interrupções que teve na produção.

Ranking global de vendas de smartphones para usuários finais por fabricantes no segundo trimestre de 2021 (em milhões de unidades)

Fabricante Unidades no 2T21 Participação de Mercado 2T21 (%) Unidades no 2T20 Participação de Mercado 2T20 (%)
Samsung 57,7 17,6 54,7 18,4
Xiaomi 51 15,5 28,2 9,5
Apple 49,2 15,0 38,3 12,9
OPPO 33,6 10,2 23,6 8,0
Vivo 32,2 9,8 22,7 7,7
Outros 104,9 31,9 129,1 43,5
Total 328,8 100 296,9 100

Devido a arredondamentos, alguns números podem não somar aos totais apresentados.

As vendas mundiais de smartphones Xiaomi ultrapassaram a Apple no segundo trimestre, colocando a Xiaomi na segunda posição pela primeira vez. A empresa registrou um crescimento de 80,5% em suas vendas de smartphones devido a uma presença on-line mais forte e à rápida expansão nos mercados globais além da Ásia-Pacífico, liderada por investimentos em canais de varejo e parcerias com fornecedores de serviços de comunicação (CSPs). As vendas da Apple cresceram 28,3% e sua participação de mercado aumentou 2,1% ao ano. “A agressiva promoção de vendas da Apple para seus smartphones iPhone 11 e iPhone SE (2020) aumentou seu crescimento no segmento sensível a preços”, afirma Gupta.

Outros fornecedores de smartphones chineses, como Oppo e Vivo, cresceram 42,4% e 41,6%, respectivamente, no segundo trimestre de 2021. Smartphones intermediários com preços agressivos, uma rede de distribuição mais ampla e campanhas de marketing robustas na Europa Ocidental impulsionaram o crescimento da Oppo. A Vivo continua a expandir sua presença no mercado da Ásia-Pacífico, começando a ampliar suas ações com foco na Europa, Oriente Médio e África.

“A demanda por smartphones continuou forte neste trimestre, pois os compradores preferiram especificações mais altas e melhor experiência de usuário. A demanda reprimida de 2020 continua a gerar vantagem para os fornecedores mundiais de smartphones em 2021”, destaca o analista.

Serviço
www.gartner.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.