Neste fim de semana (3 a 5 de setembro), no autódromo Red Bull Ring, a DTM e Schaeffler mostram o seu novo projeto: o DTM Electric Remote Run, que percorrerá a pista de 4.326 metros em Styria, Áustria, antes das corridas de sábado e domingo, sem um motorista sentado no carro. O veículo será pilotado pelo campeão do DTM Trophy Tim Heinemann de um simulador de última geração localizado a 82 quilômetros de distância. A empresa americana Cisco está fornecendo as plataformas de ponta para a tecnologia de conexão de rede (SD-WAN) entre o simulador e a pista de corrida, e sua tecnologia 5G está garantindo o controle ininterrupto do carro como backup para o link principal.
“O DTM Electric Remote Run é o próximo passo em direção a uma série de corrida de alto desempenho totalmente eletrificada. O projeto está mostrando elementos que no futuro podem ser usados em uma série de corrida totalmente nova, global e eletrizante. Além disso, mostra que poder de inovação nossa plataforma tem para desenvolvimentos voltados para a mobilidade do futuro”, disse Benedikt Böhme, diretor administrativo da organização DTM ITR.
“Como parceiro da série DTM, a Schaeffler está provando poder de inovação e espírito pioneiro. A operação em condições extremas durante o Remote Run é a prova do alto nível de maturidade de nossa tecnologia e é um passo decisivo no desenvolvimento para a fase de produção em série. O sistema Space Drive que foi implementado no carro-conceito DTM Electric é uma tecnologia chave para a direção autônoma, comprovada de forma excelente com mais de 1 bilhão de quilômetros completados em vias públicas. Gostaríamos de agradecer a todos os parceiros que contribuíram para este projeto”, comentou Matthias Zink, membro do conselho da Automotive Technologies, Schaeffler AG.
Com o DTM Electric Remote Run, a Schaeffler destaca mais uma vez as oportunidades que o DTM tem a oferecer como laboratório de inovação, e com o sistema drive-by-wire de última geração, já em uso no DTM, está demonstrando elementos de direção autônoma que também poderiam se tornar parte do DTM Electric. Na corrida, de acordo com o DNA do DTM, o piloto deve sempre fazer a diferença, mas o controle remoto ou veículos autônomos são imagináveis, por exemplo, para aumentar a segurança e igualdade de oportunidades nas intervenções do safety car. No entanto, para a competição esportiva em pista, o motorista permanece insubstituível, razão pela qual um motorista está determinando a rota durante o Remote Run.
O simulador de direção da AVL está fornecendo feedback sobre manuseio e estabilidade como no DTM Electric Demo Car, cortesia do software de simulação de dinâmica de direção que também está sendo usado para processar o equilíbrio de desempenho do DTM. Outras empresas envolvidas são a Tripleye, fornecendo um sistema de câmera conectada incluindo uma unidade de computador, bem como a Voysys, fornecendo o software e sua integração para a direção teleoperada. A Memotec, um fornecedor de sensor da plataforma DTM atual, também está envolvido neste projeto.
Serviço
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