book_icon

Proteção na era da computação quântica

IBM anuncia novos serviços e tecnologia que tornam a abordagem de criptografia quântica mais holística e eficiente
Proteção na era da computação quântica

A IBM anunciou uma série de serviços e tecnologias em Nuvem, projetados para ajudar os clientes a manter o mais alto nível disponível de proteção criptográfica e se preparar para ameaças futuras, que podem evoluir com os avanços da computação quântica. Criada por cientistas da IBM Research, a empresa agora oferece suporte de criptografia segura quântica para gerenciamento de chaves e transações de aplicativos na IBM Cloud, tornando a abordagem de criptografia quântica mais holística.
Os novos recursos incluem suporte à criptografia Quantum Safe, que por meio do uso de padrões abertos e tecnologia de código aberto, aprimora os padrões usados para transmitir dados entre a empresa e a Nuvem, ajudando a proteger os dados usando um algoritmo seguro quântico.

Além disso, o IBM Cloud também está introduzindo recursos de suporte de criptografia segura quantum, para permitir transações de aplicativos  

Os serviços IBM Cloud Hyper Protect Crypto estendidos trazem novos recursos, disponíveis para aprimorar a privacidade dos dados em aplicativos em Nuvem, em que os dados enviados pela rede para aplicativos, como números de cartão de crédito, são armazenados em um banco de dados criptografado, suportado pelo mais alto nível da indústria de proteção de criptografia, com capacidade Keep Your Own Key (KYOK).
“À medida que nossa dependência de dados cresce na era da Nuvem híbrida e dos recursos de computação quântica, a necessidade de privacidade de dados está se tornando ainda mais crítica. A IBM agora oferece a abordagem quântica segura mais
holística para proteger os dados disponíveis e ajudar as empresas a protegerem dados existentes contra ameaças futuras”, disse Hillery Hunter, vice-presidente e diretor de Tecnologia da IBM Cloud. “A segurança e a conformidade permanecem na frente e no centro de nossa Nuvem, de forma que continuamos a investir em computação confidencial e em nossos principais recursos de criptografia, ajudando empresas de todos os tipos, especialmente aquelas em setores altamente regulamentados”, complementou o executivo.
Segundo a empresa, embora a computação quântica tenha como objetivo resolver problemas complexos que nem mesmo os supercomputadores mais poderosos podem resolver, futuros computadores quânticos tolerantes a falhas podem representar riscos potenciais, como a capacidade de quebrar rapidamente algoritmos de criptografia e acessar dados sensíveis. Para mitigar esses riscos, a IBM desenvolveu uma agenda estratégica de longo prazo para proteger suas plataformas e serviços. Essa agenda inclui a pesquisa, o desenvolvimento e a padronização de algoritmos de criptografia segura quântica como ferramentas de código aberto, como Crystals e Open Quantum Safe. A estratégia também inclui governança, ferramentas e tecnologia para apoiar os clientes enquanto eles iniciam a mesma jornada para um futuro mais seguro.
Os novos recursos são projetados para ajudar as empresas a se prepararem para ameaças futuras e podem ser úteis contra ataques nos quais agentes mal-intencionados coletam dados criptografados hoje, com a intenção de descriptografá-los posteriormente, conforme a computação quântica avança.
O IBM Key Protect, um serviço baseado em Nuvem que fornece gerenciamento de ciclo de vida para chaves de criptografia que são usadas em serviços IBM Cloud ou aplicativos construídos pelo cliente, agora introduziu a capacidade de usar uma conexão Transport Layer Security (TLS) habilitada para criptografia quântica, ajudando a proteger os dados durante o gerenciamento do ciclo de vida principal.
Além disso, o IBM Cloud também está introduzindo recursos de suporte de criptografia segura quantum, para permitir transações de aplicativos. Quando os aplicativos em contêiner nativos da Nuvem são executados no Red Hat OpenShift no IBM Cloud ou IBM Cloud Kubernetes Services, as conexões TLS protegidas podem ajudar as transações do aplicativo com suporte de criptografia segura quântica durante o trânsito de dados e proteger contra possíveis violações.
Serviço
www.ibm.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.