A Microsoft anunciou sem muito alarde a disponibilidade geral do Windows Server 2022, sistema operacional para servidores. O anúncio oficial foi feito por Bernardo Caldas, vice-presidente de Gerenciamento de Programas, Sistema Operacional Central e Infraestrutura de Borda no blog da empresa. Segundo informações, o novo sistema operacional já estava disponível há algumas semanas, com tabela de preços definida. A discrição é para não tirar o brilho do evento digital gratuito Windows Server Summit, programado para o dia 16 de setembro. O Windows Server está disponível nas versões Data Center, Standard e Essential, este último voltado para pequenas empresas com até 25 usuários.
” Com o Windows Server 2022, os clientes podem executar com segurança suas cargas de trabalho, habilitar novos cenários de Nuvem híbrida e modernizar seus aplicativos para atender aos requisitos de negócios em evolução”, disse Caldas. “A segurança sempre foi a base do Windows Server. Tendo a segurança como prioridade para nossos clientes, estamos introduzindo vários aprimoramentos de segurança. Nesta versão, os clientes podem tirar proveito da segurança multicamadas com servidor de núcleo protegido e conectividade protegida. Servidor de núcleo seguro significa que nossos parceiros de hardware forneceram hardware, firmware e drivers para ajudar os clientes a fortalecer a segurança de seus sistemas essenciais. Ele permite que as equipes de TI e SecOps apliquem uma segurança abrangente em seu ambiente com a proteção avançada do servidor Secured-core e a defesa preventiva em hardware, firmware e camadas de virtualização”, explicou.
Segundo o executivo, os clientes estão escolhendo uma abordagem híbrida e Multicloud para transformar digitalmente seus negócios. Eles agora podem aproveitar as vantagens dos serviços em Nuvem com o Windows Server 2022 local, conectando-se ao Azure Arc. Além disso, os clientes podem aproveitar as vantagens dos aprimoramentos do servidor de arquivos, como compactação SMB, que melhora a transferência de arquivos do aplicativo, compactando os dados em trânsito pela rede. Já o Windows Admin Center traz uma experiência moderna de gerenciamento de servidor, como um novo visualizador de eventos e suporte a proxy de gateway para cenários conectados ao Azure.
Caldas ainda explica que os clientes que atualizam para o Windows Server 2022 podem tirar proveito das melhorias de escalabilidade, como suporte para até 48 TB de memória e 2.048 núcleos lógicos executados em 64 soquetes físicos para os exigentes aplicativos Tier1. “Nesta versão, os clientes também podem aproveitar os avanços nos contêineres do Windows. Por exemplo, o Windows Server 2022 melhora a compatibilidade de aplicativos de contêineres do Windows, inclui contêineres HostProcess para configuração de nós, oferece suporte a IPv6 e camada dupla e permite a implementação consistente de políticas de rede com Calico. Além disso, continuamos a trabalhar com a comunidade Kubernetes para habilitar o suporte de contêiner do Windows Server 2022 e trazer os novos recursos para o Azure Kubernetes Service (AKS) e AKS no Azure Stack HCI”, comentou o executivo.
Serviço
www.microsoft.com
Leia nesta edição:
CAPA | TENDÊNCIAS
Metaverso: disruptivo e em construção
ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO
Entregas reconhecidas
MERCADO
Uma lupa sobre a Distribuição
Esta é para você leitor da Revista Digital:
SETOR FINANCEIRO
Movimento “Open” impulsiona seguradoras para era digital
Baixe o nosso aplicativo