book_icon

Estudo da Honeywell alerta para o perigo do uso de dispositivos USB

Em instalações industriais, os dispositivos USBs, como pen drives, são frequentemente usados ​​por funcionários e contratados como uma maneira conveniente de transferir arquivos e patches

Estudo da Honeywell alerta para o perigo do uso de dispositivos USB

A Honeywell, provedora global de soluções de tecnologia, detectou um aumento significativo nas ameaças cibernéticas baseadas em dispositivos USB no ano passado. De acordo com o 2021 USB Industrial Threat Report da Honeywell, 37% das ameaças cibernéticas foram projetadas especificamente para usar dispositivos removíveis, quase o dobro dos 19% relatados no ano anterior.

Dispositivos USB, unidades flash ou pen drives podem colocar as empresas em risco e causar interrupções dispendiosas em suas operações. Em instalações industriais, os USBs são frequentemente usados ​​por funcionários e contratados como uma maneira conveniente de transferir arquivos e patches.

Para tornar o uso do USB mais seguro, medidas de proteção aprofundadas podem ser instituídas, incluindo controles técnicos especialmente projetados para trabalhar em ambientes operacionais, além de processos e iniciativas relacionadas às pessoas

Os pesquisadores da Honeywell analisaram dados agregados de uso de USB de locais de produção em indústrias de controle de processo em 60 países. Os resultados demonstram a frequência com que as ameaças à segurança têm como alvo as instalações industriais e como podem afetar as operações. Ao compreender os perigos potenciais, decisões informadas podem ser feitas para manter a produtividade da equipe, melhorando e mitigando os riscos de segurança.

“Na era da conectividade instantânea, esses tipos de dispositivos provavelmente ainda estão em uso, embora os USBs sejam muitas vezes a única opção para os trabalhadores de manutenção atualizarem sistemas que são muito antigos para aceitar atualizações de software centralizadas”, explicou José Fernandes, vice-presidente de Performance, Materiais e Tecnologias da Honeywell para a América Latina.

Os dados do Relatório 2021 de Ameaças USB Industriais da Honeywell destacam que 79% das ameaças cibernéticas originadas de dispositivos USB ou mídia removível têm o potencial de impactar criticamente os sistemas de Tecnologia Operacional (OT), um aumento significativo em comparação com 59% em 2020 e 26% em 2019, respectivamente.

“Embora a troca de dados baseada em Nuvem seja comum em ambientes de TI, as operações (OT) ainda mantêm redes e máquinas segmentadas por razões de segurança. Os USBs continuam atendendo a uma necessidade técnica para alcançar sistemas específicos com eficácia. São portáteis, duráveis ​​e fáceis de usar “, acrescentou Fernandes.

Segurança

Durante o ano passado, também houve um aumento de 30% no uso de dispositivos USB nas instalações de produção, destacando a crescente dependência de mídias removíveis derivada da pandemia.

Cerca de 12% das ameaças foram baseadas em conteúdo. Esse tipo de ameaça foi de 110% em relação ao ano anterior. Essa nova tendência mostra uma mudança nas ameaças na representação de arquivos e arquivos executáveis ​​(.exe e .zip) para os próprios documentos (.PDF e arquivos do Office).

Para tornar o uso do USB mais seguro, medidas de proteção aprofundadas podem ser instituídas, incluindo controles técnicos especialmente projetados para trabalhar em ambientes operacionais, além de processos e iniciativas relacionadas às pessoas, para que o manuseio do USB seja mais seguro e com um controle mais rígido.

Existem soluções projetadas para digitalizar e monitorar unidades USB e mídia removível. Para reduzir o risco de ameaças relacionadas ao USB, a Honeywell recomenda que as organizações utilizem várias camadas de produtos e serviços de software de segurança cibernética OT, como Secure Media Exchange (SMX) da Honeywell, Honeywell Forge Cybersecurity Suite, treinamento de pessoas e alterações de processo.

Serviço
www.honeywell.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.