Mas como se destacar entre tantos que buscam um espaço nesse mercado de trabalho? O primeiro desafio é chamar a atenção. Mas, chamar a atenção da maneira correta.
Para ajudar você a entrar da melhor forma no mercado de trabalho na área de Gerente de Produto, conversamos com Marcell Almeida, CEO e co-fundador da PM3 – empresa referência em cursos de gestão de produtos no Brasil. O empreendedor possui no currículo mais de 10 anos de experiência como PM em empresas de rápido crescimento, como Nubank, Easy Taxi e VivaReal. Confira as dicas a seguir para você se dar bem em entrevistas de emprego para ser um product manager.
Como fazer a diferença no LinkedIn
As redes sociais são ferramentas que passam por atualizações constantemente e não podemos negar que podemos usufruir dessas mudanças para melhorar o posicionamento de uma marca profissional ou pessoal na internet.
No LinkedIn, por exemplo, é importante usar as palavras-chaves certas, estruturar o currículo de maneira que não seja apenas relatos das conquistas, mas decifrar qual foi o impacto que você causou ao longo desse percurso. Talvez se questionar sobre qual foi a métrica que alcançou ou o quanto você mexeu no ponteiro, são conclusões importantes para o processo. Não é necessário revelar dados da empresa, mas contar os impactos que você teve no negócio faz a diferença nessa busca tão complexa que é o recrutamento.
Entender sobre a empresa
A maneira como uma vaga é descrita atrai ou afasta bons candidatos. Não adianta nada você investir em 400 vagas, e ser só mais um aplicando em inúmeros processos. É importante entender a empresa, entender se a cultura dela é boa, se tem a ver com você, se aquela vaga faz sentido para sua trajetória, para o que você está buscando. E tem mil formas de se fazer isso: seja conversando com outras pessoas que já trabalharam ou trabalham naquela empresa, ou simplesmente assistindo palestras.
Autoavaliação com ferramentas do mercado
Existem inúmeras ações e atividades que visam encontrar os candidatos que estão alinhados ao perfil desejado e com maior potencial de envolvimento com a cultura organizacional. Uma das ferramentas de mercado mais utilizadas chama-se “PM Wheel”. Ela permite que você use todas as suas habilidades para se auto avaliar e ver onde tem gaps e quais são as suas fortalezas. Ela ajuda, inclusive, para que você consiga pensar nas vagas mais adequadas ao seu perfil.
Resolução de Case
A maioria dos processos seletivos para vagas de gestão de produto passam por algum tipo de case hipotético e a pessoa precisa mostrar um bom racional nessa hora. O case às vezes é ao vivo e você tem que resolver na hora e às vezes pode ser resolvido em casa. O importante é criar um bom racional, uma boa justificativa do motivo pelo qual você está tomando aquela decisão. Evitar justificar apenas de maneira superficial, como por exemplo: “vou fazer discovery para tomar decisões”. Assuma coisas, as pessoas querem saber como você pensa e age sob pressão. O segredo é pensar de uma maneira resolutiva e não ficar enrolando tanto.
No final das contas, não existe uma receita pronta para realizar e ser bem sucedido nos processos seletivos de product manager, mas com a ajuda da tecnologia, o preparo profissional e decisões importantes é possível se sair bem e ainda garantir resultados impressionantes para o negócio no mercado.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo