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Iniciativas da Keyrus para democratizar a análise de dados na América Latina

Consultoria especializada em inteligência de dados anunciou aliança com a H2O.ai, do Vale do Silício, e vai lançar um serviço de Cientista de Dados as a Service

Iniciativas da Keyrus para democratizar a análise de dados na América Latina

A Keyrus, consultoria internacional especializada em inteligência de dados e transformação digital, anunciou uma aliança estratégica com a H2O.ai, desenvolvedora de soluções Inteligência Artificial (IA) do Vale do Silício (EUA). Complementando a novidade, a Keyrus prepara o lançamento de um serviço de assinatura, ainda sem nome definido, de Cientista de Dados como Serviço, além de pelo menos duas aquisições na América Latina, cujos nomes não foram revelados.

Segundo conta Marcelo Mendes (foto), Chief Business Development Officer da consultoria para a América Latina, a H2O.ai está democratizando a IA com uma plataforma de código aberto, oferecendo aos profissionais de dados mais recursos para análises mais ágeis e precisas. “A forma como eles estruturaram a plataforma permite que mesmo pessoas que não são cientistas de dados consigam utilizar tecnologias como Machine Learning por meio de bibliotecas distribuídas, que já estão prontas. Chamamos isso de democratização do uso da IA, pois de 70% a 80% dos casos de uso não é preciso entrar com programação pesada, basta utilizar essas bibliotecas distribuídas”, explica o executivo.

Os benefícios da Inteligência Artificial para os negócios têm impulsionado a adoção da IA pela indústria em todo o mundo, como aponta o relatório da Universidade de Stanford – The AI Index 2019 Annual Report. Segundo o estudo, 58% das empresas na América Latina possuem IA incorporada em pelo menos uma função de sua operação, enquanto 28% das companhias utilizam IA em várias funções, o dobro do registrado em 2018.

“Estamos transformando o uso de IA para que todas as empresas possam usá-la em uma variedade de frentes, como serviços financeiros, seguros, saúde, telecomunicações, varejo, farmacêutico e marketing. A aliança ampliará as possibilidades de atendimento aos clientes latino-americanos”, comenta Daniel Garbuglio, VP para a América Latina da H2O.ai.

A expectativa é proporcionar a empresas latino-americanas ganhos em produtividade, redução de custos, savings financeiros e de tempo, auxílio na tomada de decisão, resultados mais precisos e acurados, por meio da inteligência artificial, com um processo mais ágil, simples, automatizado e muito menos oneroso.

A parceria une o potencial tecnológico da H2O.ai à expertise da Keyrus, que consolida seu portfólio de serviços e enriquece as possibilidades de integração e análise de dados para seus clientes por meio de bibliotecas de modelos prontos que podem ser utilizados por diversas áreas de uma empresa, em diversos segmentos da indústria.

“Nossos clientes se beneficiarão de uma plataforma inovadora e poderão melhorar, ainda mais, seu desempenho e performance financeira. A simplificação no processo e a democratização no uso de modelos de IA da plataforma da H2O.ai proporciona retornos financeiros expressivos nas empresas em que forem implementadas”, afirma Mendes, da Keyrus.

Cientista como Serviço

Nas próximas semanas, a Keyrus promete lançar um serviço que ela afirma ser inédito no mercado. Seria um Data Scientist as a Service, permitindo que clientes de qualquer porte possam ser uma empresa orientada a dados. Claro que há requisitos para isso, pois é preciso ter os dados estruturados. “Temos tradição na implementação de Data Lakes, que é onde começa a jornada de dados, capaz de trabalhar tanto dados estruturados como não estruturados, como redes sociais, por exemplo. Também há uma série de ambientes satélites, como dicionários e catálogos de dados, para conseguir ter uma governança adequada, garantindo que o dado é único para fazer uma análise. Uma vez que se tenha os dados bem estruturados e em uma arquitetura adequada, se implementa camadas de Analytics, IA e ML, de acordo com as necessidades”, explica Mendes.

Com isso feito, entra em cena o novo serviço que será oferecido pela Keyrus. “É um modelo em que o cliente vai ter uma assinatura mensal com base no volume inicial verificado. Ao invés de alocar um cientista de dados em cada empresa, vamos ter um pool com cientistas sênior, pleno e júnior. Para cada situação, cada problema em cada cliente vamos direcionar os recursos necessários para resolver os desafios de ciência de dados. Isso vem suprir a escassez de profissionais capacitados no mercdo”, diz Mendes. “Quando idealizamos esse serviço pensamos em atender médias empresas, que têm necessidades de análise de dados, mas pouco recurso para montar um time e reter talentos. Mas dois clientes em que estamos testando o serviço são empresas grandes e ambas estão dispostas a trabalhar com esse serviço. O modelo é flexível, a diferença será no nível da assinatura, o cliente médio paga menos, pois a necessidade é menor, o cliente maior paga mais pela demanda”, explica.

Serviço
www.keyrus.com.br

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