As perspectivas para SAP S/4HANA começaram a melhorar no final de 2020, depois que as empresas desaceleraram a adoção do sistema ERP integrado no início da pandemia de Covid-19, pois se concentraram na eficiência de custos e outros objetivos, de acordo com um novo relatório publicado nesta segunda-feira (30/8) pelo Information Services Group ( ISG ), empresa global em pesquisa e consultoria de tecnologia. O relatório ISG Provider Lens 2021 SAP HANA Ecosystem Partners Archetype descobriu que as empresas podem atrasar decisões sobre a transformação SAP S/4HANA em grande escala à medida que seus requisitos de negócios e processos de tomada de decisão mudam em meio à incerteza macroeconômica após a pandemia. Eles podem considerar a manutenção de acordos SAP ERP atuais que os ajudem a cumprir metas de curto prazo, como controle de custos e entrega ágil, diz o relatório.
“Enquanto algumas empresas podem atrasar grandes transformações SAP S/4HANA em favor de projetos mais curtos e orientados para resultados, os provedores de serviços continuam a fortalecer seus portfólios”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global do ISG Provider Lens Research. “Modelos pré-configurados com foco na indústria e outros aprimoramentos ajudam a atender às necessidades das empresas para implementações greenfield e brownfield”, comentou.
O ERP SAP S/4HANA, disponível nas versões local e na Nuvem, foi projetado para ajudar as empresas a lidar com a crescente complexidade de TI, aplicativos legados, personalizações e outros problemas ao migrar bancos de dados e manter suas operações, diz o relatório. Tem passado por uma evolução para atender às necessidades de empresas que visam transformar seus processos de negócios, tendo a Inteligência Artificial (IA) como principal componente.
As empresas estão em diferentes níveis de maturidade para a adoção do SAP S/4HANA, afirma o ISG. Muitas empresas com ambientes ERP legados gerenciados por provedores de serviços terceirizados atrasaram as decisões sobre a mudança para essa versão, devido a preocupações com custo, complexidade e capacidade de gerenciamento. No entanto, para colher os benefícios do ERP habilitado para digital, eles precisarão se preparar para uma transição para uma versão mais recente do SAP ERP em cooperação com parceiros de serviço SAP ou provedores de suporte de software terceirizados.
Os provedores de serviços SAP continuam a desenvolver novas ferramentas para ajudar os clientes a realizar transformações, como estruturas, ferramentas e aceleradores que utilizam IA, Machine Learning (ML) e outras tecnologias para simplificar o processo, diz o relatório. Além disso, os provedores de serviços gerenciados estão usando cada vez mais bots e automação para agilizar as operações dos clientes. Alianças com provedores de Nuvem em hiperescala, projetadas para garantir que seus serviços atendam aos requisitos do SAP S/4HANA, também são essenciais para dar suporte às implementações em Nuvem.
Enquanto isso, o ISG encontrou fornecedores com o objetivo de capturar novas oportunidades em setores emergentes e, potencialmente, obter vantagem de pioneiro, concentrando-se na criação de modelos mais específicos, que podem ajudar esses setores a adotar o SAP S/4HANA.
Arquétipos
O relatório ISG Provider Lens 2021 SAP HANA Ecosystem Partners Archetype examina quatro tipos de clientes, ou arquétipos, que procuram serviços para SAP S/4HANA. O relatório avalia as capacidades de 18 provedores de fornecer serviços aos quatro arquétipos:
Transactional Users: essas organizações usam o SAP ERP Central Component (ECC) ou R/3 como uma solução ERP existente e estão buscando serviços para gerenciar esses aplicativos. Eles hesitam em adotar um sistema ERP diferente devido à resistência à mudança, incapacidade de gerenciar ambientes SAP mais complexos, falta de habilidades ou de recursos para investir.
Transitioners e Cloud Adopters: esses clientes têm SAP ECC e pretendem adotar SAP S/4HANA. Devido a mudanças macroeconômicas relacionadas à pandemia de Covid-19 e mudanças nos ambientes de trabalho, eles desejam implementar SAP S/4HANA Cloud ou SAP S/4HANA por meio de Suites on HANA (SoH) ou realizar uma conversão brownfield. Eles também desejam gerenciar sua infraestrutura de Nuvem com o objetivo de manter processos de negócios e cenários de aplicativos de TI estáveis.
Transactional Users: Esses clientes desejam obter os benefícios do SAP S/4HANA e, portanto, estão prontos para investir em um sistema ERP integrado o mais rápido possível. A liderança corporativa busca vantagens de aplicativos responsivos e uma interface de usuário rica e está preparada para mudanças de processos organizacionais.
Intelligent Digital Adopters: esses compradores têm uma estratégia de transformação digital para otimizar e automatizar processos de negócios e gerenciar e governar dados usando tecnologias como IA e ML. Eles pretendem integrar todos os aplicativos existentes, incluindo soluções de terceiros, com soluções SAP.
Entre os fornecedores avaliados pelo ISG, Capgemini, Cognizant, HCL, Infosys, Tech Mahindra e Wipro foram nomeados líderes em todos os quatro arquétipos. Mindtree foi nomeada líder por três arquétipos e Atos e NTT Data foram nomeados líderes por dois arquétipos cada.
Serviço
www.isg-one.com
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