book_icon

Fundador da Nvidia homenageado com o Prêmio Robert N. Noyce 2021

Premiação anual reconhece líderes que tiveram contribuições notáveis ​​para a indústria de semicondutores, em tecnologia ou políticas públicas

Fundador da Nvidia homenageado com o Prêmio Robert N. Noyce 2021

A Semiconductor Industry Association (SIA) anunciou nesta quinta-feira (12/8) que Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia e um pioneiro na construção de plataformas de computação acelerada, será o homenageado com o Prêmio Robert N. Noyce 2021. A SIA promove o Prêmio Noyce anualmente em reconhecimento a um líder que fez contribuições notáveis ​​para a indústria de semicondutores, em tecnologia ou políticas públicas. Huang receberá o prêmio no Jantar de Premiação da SIA em 18 de novembro de 2021. O Prêmio Noyce é uma homenagem ao pioneiro da indústria de semicondutores Robert N. Noyce, co-fundador da Fairchild Semiconductor e Intel Corporation.

“A visão extraordinária e a execução incansável de Jensen Huang fortaleceram muito nossa indústria, revolucionaram a computação e a Inteligência Artificial avançada”, disse John Neuffer, presidente e CEO da SIA. “As realizações de Jensen geraram inúmeras inovações – de jogos a computação científica e carros autônomos – e ele continua a desenvolver tecnologias que transformarão nossa indústria e o mundo. Temos o prazer de reconhecer Jensen com o Prêmio Robert N. Noyce de 2021 por suas muitas realizações no avanço da tecnologia de semicondutores”, comentou.

Huang fundou a Nvidia em 1993 e atua desde seu início como CEO e membro do conselho de diretores. Começando com gráficos 3D, a Nvidia ajudou a transformar o mercado de jogos na maior indústria de entretenimento do mundo. Mais recentemente, a empresa deu início à IA moderna – a próxima era da computação – com a GPU atuando como o cérebro de computadores, robôs e carros autônomos.

Huang já recebeu diversos prêmios, como a Medalha do Fundador IEEE, o Prêmio de Liderança Exemplar Morris Chang, e é Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional Chiao Tung de Taiwan e Universidade do Estado de Oregon. Em 2019, a Harvard Business Review o classificou em primeiro lugar em sua lista dos 100 CEOs de melhor desempenho do mundo ao longo de sua gestão. Em 2017, ele foi nomeado o empresário do ano da Fortune. Antes de fundar a Nvidia, Huang trabalhou na LSI Logic e Advanced Micro Devices (AMD). Huang possui um diploma BSEE da Oregon State University e um grau de MSEE da Stanford University .

“Estou honrado em receber o Prêmio Noyce de 2021 e fazê-lo em nome de meus colegas da Nvidia, cujo conjunto de trabalhos este prêmio reconhece”, disse Huang. “Tem sido a maior alegria e privilégio ter crescido com as indústrias de semicondutores e computadores, duas que impactam tão profundamente o mundo. À medida que entrarmos na era da IA, robótica, biologia digital e metaverso, veremos avanços exponenciais da tecnologia. Nunca houve um momento mais emocionante ou importante para se estar nas indústrias de semicondutores e computadores”, garantiu.

Serviço
www.nvidia.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.