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Gartner identifica cinco tendências de negócios em manufatura

As principais incluem experiência digital e de produto, monetização de dados, parcerias com ecossistemas e a adoção de Equipamento como Serviço (EaaS)

Gartner identifica cinco tendências de negócios em manufatura

O Gartner identificou as cinco principais tendências de negócios que impactarão o setor de manufatura global em 2021. Os CIOs podem usar essas tendências de negócios estratégicos para melhorar o crescimento da receita, fornecendo melhores experiências.

“A primeira resposta à pandemia global para muitos fabricantes foi entrar na era digital em suas operações o mais rápido possível”, disse Michelle Duerst, vice-presidente de Pesquisa do Gartner. “Embora entrar no mundo digital seja o caminho certo, não é o suficiente. As tendências identificadas pelo Gartner podem ajudar os CIOs de manufatura a se prepararem para interrupções futuras semelhantes no longo prazo e mitigar desafios, como a falta de pontos de contato com o cliente, entrada em novos mercados ou linhas de produtos e dificuldades financeiras”, comentou.

O Gartner prevê que até 2023, 20% dos fabricantes de equipamentos industriais oferecerão suporte a EaaS com recursos de IoT industrial remotos, partindo de uma base atual de quase zero 

A primeira tendência é Experiência Digital + Produto, uma combinação de produtos físicos e serviços digitais para ofertas exclusivas para clientes e consumidores B2B. A pandemia limitou os pontos de contato do envolvimento do cliente devido às severas restrições de bloqueio globalmente. A combinação de digital e produto visa enfrentar este desafio de fornecer uma plataforma envolvente, que corresponda às expectativas dos consumidores. Não se trata apenas de um serviço adicional, mas da capacidade de ter um novo modelo de negócio digital, em que os fabricantes podem manter uma conexão com o consumidor após a venda do produto, conectando-se mais com a marca, bem como com especialistas em marca, outros clientes e usuários avançados.

O Gartner prevê que até 2025, os 50 maiores fabricantes de bens de consumo terão investido em um aplicativo de marca usando IA, tecnologia embutida no produto, vídeos como um ativo digital e/ou inovação integrada com equipes de TI e P&D.

Experiência Total é a segunda tendência. É sobre como os CIOs podem usar a tecnologia e as interações para aprimorar, capacitar e encorajar clientes e funcionários a melhorar seu valor vitalício. Usando essa abordagem, os CIOs podem identificar a plataforma certa que conectará clientes, parceiros e funcionários. Por exemplo, um funcionário atuando como especialista em marca ou agente de atendimento ao cliente para um consumidor, respondendo a perguntas.

O Gartner prevê que, em 2024, as organizações que oferecem uma experiência total superarão os concorrentes em 25% em métricas de satisfação, tanto para a experiência do cliente quanto para o funcionário.

A terceira tendência é Parcerias com Ecossistemas. As organizações globais podem utilizar as parcerias do ecossistema como uma oportunidade de crescer não apenas em mercados maduros, mas também em mercados em desenvolvimento. Na manufatura, as parcerias do ecossistema podem permitir todos os tipos de iniciativas, como embalagens ecológicas, capacitação de comunidades subdesenvolvidas / carentes e redução de emissões por meio da capacidade de trabalho remoto.

De acordo com o Gartner, até 2024, 75% das 20 maiores empresas globais de bens de consumo se envolverão em uma parceria de ecossistema, contribuindo para as metas de crescimento e sustentabilidade.

Monetização de Dados é a quarta tendência. Isso dá aos CIOs de manufatura a capacidade de obter receita com a digitalização de seus produtos e serviços. A rápida digitalização nas organizações de manufatura cria grandes quantidades de dados. Os CIOs podem compartilhar e monetizar esses dados em todo o ecossistema. Usando essa abordagem, os CIOs podem usar as informações como um ativo e criar novos serviços ou inserir novos modelos de negócios. Isso pode garantir receita contínua, mesmo quando o negócio é interrompido por fatores externos, como desafios da cadeia de suprimentos ou escassez de recursos humanos.

O Gartner prevê que até o final de 2024, metade das organizações globais de manufatura de ativos pesados ​​terão sucesso na monetização de seus dados.

A última tendência é Equipamento como Serviço (EaaS), um modelo comercial em que as empresas pagam por ativos operacionais por meio de encargos operacionais recorrentes, em vez da compra de equipamentos. Nesse modelo, os CIOs usam tecnologias de Internet das Coisas (IoT) incorporadas, que aproveitam os padrões de design de IoT comuns e estruturas do setor para garantir a eficácia dos ativos e encontrar soluções para o não desempenho dos ativos.

O Gartner prevê que até 2023, 20% dos fabricantes de equipamentos industriais oferecerão suporte a EaaS com recursos de IoT industrial remotos, partindo de uma base atual de quase zero.

Serviço
www.gartner.com

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