book_icon

IBM anuncia nova versão de seu sistema operacional para mainframes

O IBM z/OS V2.5 foi projetado para acelerar a adoção de Nuvem híbrida pelo cliente e projetos de modernização de aplicativos e Inteligência Artificial

IBM anuncia nova versão de seu sistema operacional para mainframes

A IBM anunciou nesta terça-feira (27/7) o lançamento do sistema operacional para mainframes IBM z/OS V2.5, projetado para acelerar a adoção de Nuvem híbrida pelo cliente e projetos de modernização de aplicativos e Inteligência Artificial (IA). a novidade chega ancorado com um estudo do IBM Institute for Business Value chamado “Modernização de aplicativos no mainframe”, mostrando que 71% dos executivos entrevistados dizem que os aplicativos baseados em mainframe são centrais para sua estratégia de negócios; e em três anos, espera-se que a porcentagem de organizações que utilizam ativos de mainframe em um ambiente de Nuvem híbrida aumente em mais de duas vezes.

Segundo a empresa, o IBM z/OS V2.5 ajuda a gerar valor para os clientes, oferecendo novos recursos em ativação de IA, modernização de aplicativos, resiliência, segurança aprimorada e uma experiência de desenvolvedor aprimorada.

Espera-se que o IBM z/OS V2.5 seja mais rápido e fácil de instalar e atualizar, com uma avaliação do cliente demonstrando que a capacidade de instalar o z/OS é 30% mais rápido em comparação a versões anteriores

“A IBM está all-in em Nuvem híbrida e IA, e estamos profundamente focados em fornecer inovações como IA e novos recursos de segurança no IBM Z para ajudar nossos clientes a seguir em frente, mais rapidamente em suas jornadas de modernização”, disse Ross Mauri, gerente geral de IBM Z. “Para nossos clientes, o IBM z/OS V2.5 traz novos recursos de segurança e resiliência para a plataforma e permite que os clientes infundam IA em tempo real em todas as transações de negócios – imperativos que se tornaram mais urgentes durante a pandemia”, comentou.

Em meio a ameaças recentes como o SolarWinds e o ataque de ransomware Colonial Pipeline contra a infraestrutura crítica, há uma necessidade contínua de os clientes fortalecerem ainda mais sua postura geral de resiliência e segurança cibernética. O IBM z/OS V2.5 está ajudando a enfrentar esses desafios, revelando um amplo espectro de melhorias na autenticação, autorização, registro, integridade do sistema, disponibilidade do sistema e de dados, criptografia para dados em vôo e em repouso e privacidade geral dos dados.

O sistema expande a criptografia para novos tipos de conjuntos de dados. Conjuntos de dados gerenciados por SMS de formato básico sequencial e de grande formato agora estão incluídos, fornecendo aos usuários a capacidade de criptografar dados sem alterações no aplicativo e para simplificar a conformidade.

Recursos de mitigação de anomalias que aproveitam a análise de falha preditiva (PFA), o diagnóstico de tempo de execução, o Workload Manager (WLM) e o JES2 para ajudar a detectar ainda mais o comportamento anômalo em tempo quase real, permitindo que os clientes abordem proativamente os problemas potenciais

À medida que os clientes aceleram sua jornada para a Nuvem híbrida, ter um ambiente seguro e escalonável é fundamental para o processo de transformação subjacente. O IBM z/OS V2.5 apresenta novos recursos que suportam a modernização de aplicativos e fornecem uma experiência nativa em Nuvem. Nova interoperabilidade Java/COBOL estende os modelos de programação de aplicativos existentes com suporte para endereçamento paralelo de 31 e 64 bits, simplificando a modernização de aplicativos corporativos.

Outra vantagem é o desempenho aprimorado e facilidade de uso para z/OS Container Extensions (zCX) para integrar aplicativos e utilitários Linux no z/OS. Foram integrados recursos adicionais para integrar o armazenamento em Nuvem por meio de camadas de Nuvem transparente (TCT) e o suporte de camada de Nuvem Object Access Method (OAM), para ajudar a reduzir despesas operacionais e de capital com transferência de dados para ambientes de armazenamento em Nuvem híbrida para arquivamento de dados simplificado e proteção de dados no IBM Z.

Espera-se que o IBM z/OS V2.5 seja mais rápido e fácil de instalar e atualizar, com uma avaliação do cliente demonstrando que a capacidade de instalar o z/OS é 30% mais rápido em comparação a versões anteriores. Com uma experiência de gerenciamento simplificada fornecida por tarefas otimizadas e automatizadas, habilidades especiais podem não ser necessárias.

Serviço
www.ibm.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.