A chegada dos múltiplos canais de atendimento em Nuvem abriu e democratizou o acesso de pequenas e médias empresas – PMEs, à Transformação Digital, estabelecendo um novo modelo de atuação desse segmento, composto por seis milhões de empresas com grandes e diversas necessidades. Diante deste volume e potencial de venda, observa-se contínuo movimento de fornecedores em TIC rumo a esse atrativo mercado.
Com 60% das vendas globais oriundas dos pequenos e médios negócios, a Nice, fornecedora mundial em soluções de software de atendimento ao cliente, busca Canais para alcançar a esse mercado, definido como os detentores de 15 a 300 posições de atendimento.
A tática, agora, é crescer o número de parceiros de negócios para aumentar sua participação junto às PMEs que têm atendimento ao cliente.
Se por um lado, dificulta o fato de serem geograficamente mais dispersas, por outro, os argumentos de vendas são mais fáceis, já que as PMEs se preocupam mais quanto a valores e como seu negócio será transformado. “A linguagem para convencimento do SMB é mais simples, e o ciclo de vendas mais curto, assim como a tomada de decisão”, avalia Thiago Siqueira, diretor de Vendas e Alianças, da Nice no Brasil.
Perfil buscado
Há iniciativas para a expansão da rede de parceiros para atender a esse mercado, que tem como característica marcante, ser mais pulverizado, ao contrário das grandes empresas, que é bastante concentrado.
A preferência é para empresas que atuem em integração de sistemas de TI e atendam a demandas de contact center, soluções de atendimento. “Experiência no segmento de infraestrutura e com aplicações em CRM, Service Desk e ERP é bem-vinda, assim como atuação junto a soluções de voz e Comunicações Unificadas”, detalha Siqueira.
A busca é por integradores e revendas, particularmente no Sul e no Sudeste.
Os interessados em ser parceiro de negócios da Nice devem entrar no website (no ‘Serviço’, abaixo) e escolher a opção ‘ser parceiro’. O time interno fará uma avaliação conforme o potencial de volume de negócios.
Programa de parceiros
Para ajudar a direcionar e a intensificar as ações e concretizar as iniciativas de expansão junto aos pequenos e médios negócios que oferecem atendimento ao cliente, a Nice conta com a Unentel Distribuição, seu parceiro exclusivo no Brasil.
Primeira fase para a adaptação das empresas ao programa de Canais, foi a conversão dos parceiros atuais para CXOne. Houve capacitação, desenvolvimento e planejamento estratégico para a venda da CXOne.
A etapa seguinte, agora, é aumentar o número atual por meio de recrutamento de novas revendas. Nessa empreitada entra o distribuidor, que responderá, também, pelo suporte, desenvolvimento, apoio em venda, pré-venda.
“Queremos ganhar escala e aumentar a cobertura”, destaca o diretor. Ele informa que os principais focos são as regiões Sul, Norte e Nordeste. A expansão tem na mira o interior do Estado de São Paulo e já selecionou duas novas empresas em 2021; uma em Sorocaba e outra em Campinas.
A solução
Após um ano de seu lançamento, a plataforma em Nuvem CXOne, se consolidou juntamente com a capacitação e adaptação de novos parceiros de vendas. Em março de 2021, a Nice atualizou a CXOne com recursos de Inteligência Artificial, IA; interações em tempo real e expansão de capacidades de autoatendimento. “Fizemos a conversão da base instalada e agora a estratégia passa pelo SMB”, diz o diretor de Vendas e Alianças, da Nice no Brasil.
A maturidade deste segmento que busca solução de atendimento ao cliente via plataforma de contact center por múltiplos canais é um dos motivadores dessa tática da companhia. “Antes, essas empresas não estavam prontas para soluções avançadas, tanto em termos tecnológicos como financeiros”, diz o executivo, que complementa: “não possuem equipe de TI, não têm infraestrutura; agora, com a Nuvem e o modelo de Serviços, a migração, o uso e os custos são acessíveis”.
O executivo lembra que além das pequenas e médias a Nice tem novos produtos e soluções também para as grandes empresas.
Serviço
www.nice.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo