book_icon

Empreendedorismo social: por que as pessoas estão falando disso?

O mundo empresarial e social está constantemente em evolução, mas recentemente houve uma grande transformação na demanda do mercado: o desenvolvimento de modelos de negócios sustentados por conceitos até pouco tempo conhecidos pelo setor

Empreendedorismo social: por que as pessoas estão falando disso?

Isso quer dizer que há uma mudança no comportamento das empresas, o olhar passa ser voltado para além dos resultados econômicos e provoca a missão de que os negócios também devem promover benefícios sociais, ambientais e por uma política de governança mais transparente, participativa e justa.

Uma das alternativas para que o mundo corporativo saiba como praticar a responsabilidade social é através de parcerias e financiamento de organizações sociais. Para as organizações sociais essa demanda apresenta uma grande oportunidade, que para ser atendida é preciso desenvolver formas inteligentes de interação para que possam compartilhar seus resultados sociais.

As organizações sociais estarão exercendo o empreendedorismo social, que incentiva a inovação dos processos, a independência na captação de recursos e também a possibilidade de emprego e renda para os atendidos e comunidade em seu entorno  

Oportunidades sempre são seguidas de grandes desafios, pois é preciso que o foco principal de seu negócio social não seja desviado. Assim, as organizações sociais estarão exercendo o empreendedorismo social, que incentiva a inovação dos processos, a independência na captação de recursos e também a possibilidade de emprego e renda para os atendidos e comunidade em seu entorno.

O conjunto de negócios e empreendimentos que visam a sustentabilidade econômica das organizações sociais, diferente dos negócios tradicionais, reduzem as desigualdades sociais e econômicas por meio de ações que não geram apenas dinheiro, mas que proporcionam melhorias sustentáveis a diversos setores da sociedade, propondo um estilo de vida justo, atento com o meio ambiente e com oportunidades iguais.

Pensando nisso, o Instituto Credicitrus, em parceria com o Sebrae, está com vagas abertas para o Programa 1.000 Empreendedores Sociais, curso com um vasto pacote de ferramentas que fomentam o empreendedorismo social, como captação de recursos, gestão de pessoas e voluntariado, marketing, planejamento estratégico, gestão financeira, orientações jurídicas e contábeis.

O curso é gratuito para todas as organizações sociais localizadas nas cidades em que a Credicitrus atua nos estados de São Paulo e Minas Gerais. O público-alvo são gestores, coordenadores e assistentes sociais, além de pessoas com perfil empreendedor que estejam neste ramo.

O programa é uma jornada intensiva de 5 dias, realizada de maneira digital e podem participar até 3 representantes de cada instituição. As inscrições para a próxima turma, que ocorre de 9 a 13 de agosto, estão abertas até dia 2 de agosto. Para se inscrever, basta acessar institutocredicitrus.com.br/projetos/1000-empreendedores-sociais.

O objetivo do Instituto Credicitrus é capacitar pessoas para que estas possam contribuir com a sustentabilidade das organizações do terceiro setor, tão essenciais para o desenvolvimento social, mas que sofrem com a escassez de recursos.

O Instituto Credicitrus
Foi fundado em 28 de agosto de 2019, com o propósito de desenvolver e apoiar ações educacionais, sociais e culturais na comunidade, incentivar o consumo sustentável, a geração de energia limpa e renovável e a sustentabilidade ambiental por meio de estratégias inovadoras ligadas ao cooperativismo. No seu primeiro ano de atuação, o Instituto Credicitrus investiu mais de R$1.3 milhão em ações de impacto que chegaram a 74 municípios de SP e MG e transformaram mais de 10 mil vidas diretamente.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.