book_icon

IA da NEC ajuda a identificar câncer colorretal em exame

Software se conecta e interage com o equipamento endoscópico existente e notifica automaticamente os usuários se uma lesão é possivelmente neoplásica com base nas imagens capturadas

IA da NEC ajuda a identificar câncer colorretal em exame

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para auxiliar os médicos a determinar se as lesões colorretais são neoplásicas ou não. A empresa japonesa desenvolveu uma nova tecnologia, denominada Cx20, ao mesmo tempo em que buscava auxiliar na detecção precoce de lesões colorretais. O Cx20 já atendia aos requisitos da marcação CE, um padrão europeu de segurança, saúde e proteção ambiental, e será integrado ao sistema médico de suporte de diagnóstico por IA do dispositivo Wise Vision Endoscopy, com vendas previstas para começar na Europa ainda este ano.

Este software se conecta e interage com o equipamento endoscópico existente e notifica automaticamente os usuários se uma lesão é possivelmente neoplásica com base nas imagens capturadas durante os procedimentos de endoscopia. O software então se torna uma ferramenta extra imediatamente disponível para auxiliar os endoscopistas na diferenciação das lesões e reduz a carga sobre os pacientes.

O sistema emite notificações sonoras quando uma lesão candidata é localizada, e o tipo e o volume da notificação podem ser personalizados a qualquer momento de acordo com as preferências do usuário

O câncer colorretal origina-se de lesões pré-cancerosas (pólipos neoplásicos colorretais) e é possível suprimir sua progressão detectando e removendo lesões precocemente durante procedimentos endoscópicos. No entanto, às vezes é difícil para os endoscopistas distinguir visualmente entre lesões neoplásicas e não neoplásicas durante os exames endoscópicos, resultando em biópsias desnecessárias e remoção de lesões não neoplásicas, causando estresse e desconforto adicionais aos pacientes. O câncer colorretal é considerado o segundo tipo de câncer com maior incidência na região europeia, e a versão mais recente da Wise Vision Endoscopy, que foi lançada primeiro na Europa, promete ajudar os médicos a enfrentar esse problema desafiador.

Para melhorar as chances de identificar se as lesões colorretais são possivelmente neoplásicas e, assim, ajudar os endoscopistas em seu processo de decisão, a NEC desenvolveu uma nova tecnologia em que o poder de aprendizagem da IA ​​é usado para combinar informações de imagens de endoscopia e dados de descobertas de médicos especialistas . Especificamente, a tecnologia analisa imagens estáticas de lesões obtidas com dispositivos de endoscopia e, se a IA determinar que uma lesão colorretal é provavelmente neoplásica, uma mensagem de notificação de “alta possibilidade” é exibida.

A NEC e o National Cancer Center Japan têm colaborado desde 2016 para desenvolver uma tecnologia que detecta automaticamente suspeitas de lesões colorretais durante exames de endoscopia. A NEC iniciou as vendas de software incorporando esta tecnologia em janeiro deste ano. Com a adição desta função na Europa, o Wise Vision Endoscopy ajuda a reduzir a carga sobre médicos e pacientes, fornecendo suporte adicional e imediatamente benéfico durante o processo de exame. No desenvolvimento desta solução, a NEC aplicou sua tecnologia de reconhecimento facial, pertencente ao seu portfólio de tecnologias baseadas em IA de Borda, que foi altamente avaliada pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) nos Estados Unidos.

O software Wise Vision funciona com endoscópios dos principais fabricantes, bastando conectar um monitor e terminal equipado com o software. O sistema emite notificações sonoras quando uma lesão candidata é localizada, e o tipo e o volume da notificação podem ser personalizados a qualquer momento de acordo com as preferências do usuário. Além disso, uma interface de usuário altamente visível permite uma operação intuitiva, permitindo que os endoscopistas realizem os exames sem problemas.

No futuro, a NEC visa acelerar a transformação digital no campo médico, fornecendo produtos e serviços seguros e protegidos, incluindo IA, para promover uma sociedade saudável e sustentável, onde os indivíduos podem prosperar com a utilização de tecnologias de TI avançadas.

Serviço
www.nec.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.