As vendas mundiais de PCs totalizaram 71,6 milhões de unidades no segundo trimestre de 2021 (2T21), um aumento de 4,6% em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com os resultados preliminares do Gartner. Embora a demanda de PCs tenha permanecido acima dos níveis pré-pandêmicos, esta foi uma desaceleração acentuada em comparação ao crescimento recorde de ano sobre ano de 35,7% no primeiro trimestre de 2021, devido em parte ao impacto da escassez contínua de componentes.
“A escassez global de semicondutores e as restrições subsequentes no fornecimento de componentes estenderam o tempo de espera de alguns modelos de PC móvel corporativo para até 120 dias”, disse Mikako Kitagawa, diretor de pesquisa do Gartner. “Isso levou ao aumento dos preços na lista de materiais, que os fornecedores repassaram aos usuários finais. No futuro, o aumento dos preços pode continuar a desacelerar a demanda de PCs nos próximos 6 a 12 meses”, observou.
Embora o Gartner não inclua chromebooks em seus resultados de mercado de PC tradicionais, as vendas deste tipo de equipamento foram mais uma vez fortes no segundo trimestre de 2021. O mercado mundial combinado de PC/chromebook cresceu mais de 10% ano após ano.
Os três principais fornecedores no mercado mundial de PCs permaneceram inalterados. A Lenovo permaneceu na liderança, com vendas de 17,2 milhões de unidades e market share de 24%. A fabricante registrou seu quinto trimestre consecutivo de crescimento ano após ano, embora seu crescimento de 3,6% (2T20 – 21) tenha ficado atrás do mercado geral de PCs. O crescimento consistente da Lenovo pode ser atribuído em parte à sua operação de fabricação interna, o que permite que a Lenovo tenha melhor controle da escassez de componentes, em contraste com seus concorrentes que dependem principalmente da terceirização.
A HP permaneceu na segunda colocação com vendas de 14,3 milhões de unidades e market share de 20%. Após uma grande recuperação nas remessas no último trimestre, as remessas mundiais de PCs da HP caíram 11,3% no segundo trimestre de 2021 em comparação com o ano anterior. Restrições de oferta de notebooks empresariais, bem como quedas nas remessas na América do Norte e EMEA, contribuíram para essa queda.
A Dell, que ocupa a terceira colocação no ranking, vendeu no período 12,2 milhões de equipamentos, com 17% de participação do mercado.A Dell alcançou seu terceiro trimestre consecutivo de crescimento ano após ano neste período, com PCs baseados em desktops tendo um crescimento particularmente forte de mais de 40% em comparação com o ano anterior. Em contraste, a Dell observou um crescimento de apenas um dígito entre as remessas de PCs móveis, vinculado a longos prazos de entrega devido à escassez de componentes.
Os próximos três fornecedores – Apple (6 milhões), Acer (4,3 milhões) e Asus (4,2 milhões) – cresceram mais rápido do que o mercado, devido à maior disponibilidade de PCs de consumo. O mercado de PCs para o consumidor foi menos afetado pela escassez do que o mercado corporativo, pois os fornecedores podem ser mais flexíveis no design do sistema de modelos de consumidor, permitindo soluções alternativas para certas restrições de fornecimento.
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