Com 52 anos na indústria de semicondutores a AMD divulga as mais recentes inovações tecnológicas de Computação e recursos gráficos voltados para a aceleração da Computação de alto desempenho, que englobam jogos, PCs e supercomputadores. A companhia reuniu alguns especialistas da unidade Brasil para detalhar as novidades em processadores Ryzen, em Centros de Dados com a última geração Epyc, e ainda, novas tecnologias gráficas para jogos.
O foco da companhia em desktop se volta para atender às necessidades do Corporativo – que vem com aumento de performance para garantir a expansão da portabilidade; de Jogos; Consumidor e Topo de linha. Já em notebooks o foco é para jogadores digitais e estudantes com chromebook e, para estações de trabalho, o Ryzen Pro vem atender aos perfis Corporativo e Consumidor.
“Desenvolvemos hoje para as necessidades de cinco anos à frente. Somos pioneiros em muitas tecnologias que hoje temos no mercado, do ponto de vista da arquitetura e da fabricação”, afirma o diretor-geral da AMD, Sérgio Santos. Ele diz, ainda, que a plataforma Ryzen é a mais longeva, que até hoje tem tecnologia compatível e isso gera confiabilidade na marca.
Para 2022 deverá sair do forno o Zen 4, reforçando a afirmação de que a plataforma evolui de forma sólida.
Para esta família, a fabricante apresenta como último lançamento os processadores 5000, que apresentam o poder do Zen 3, com desempenho gráfico do Radeon. Hoje, as placas gráficas contribuem com as tarefas do processador “A dissipação de calor é muito maior que dos concorrentes e um dos focos da AMD é expandir o universo Radeon”, garante Santos, que promete novidades em breve nesse quesito.
Jogadores na mira
Outro anúncio diz respeito à disponibilidade do AMD Fidelity FX Super Resolution – FSR, e tem como proposta aumentar qualidade e resolução, contemplando especialmente os aficionados por jogos. Trata-se de uma tecnologia multiplataforma de Código Aberto projetada para agilizar e deixar mais leve o carregamento de imagens, e isso com metade do poder de processamento.
Open
Com a determinação de criar produtos que revolucionem o uso, independentemente de marcas, a AMD abriu o driver para livre uso da biblioteca GPUOpen, inclusive para concorrentes. A tecnologia de Código Aberto oferece suporte a processadores AMD e GPUs.
Alto desempenho
Com o desenvolvimento da terceira geração dos processadores Epyc, a fabricante traz menor tempo na obtenção de resultados e confiabilidade. O uso de Inteligência Artificial resulta, consequentemente, em melhoria na tomada de decisões.
De acordo com o executivo, a AMD mais do que dobrou o número de soluções disponíveis em comparação com o processador da geração anterior, incluindo soluções para infraestrutura hiperconvergente, gerenciamento de dados e análise de dados.
O Google Cloud criou um Centro de Dados totalmente com Epyc. “Há alta demanda e interesse de grandes provedores de soluções em Nuvem, a exemplo da AWS, Azure e Oracle”, informa Santos.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo