A Cohere Technologies e a VMware anunciaram que estão desenvolvendo uma solução de rede de acesso de rádio aberta (O-RAN) para ajudar os CSPs (Provedores de Serviços de Comunicação) a melhorar a eficiência da rede e do espectro para oferecer novos serviços e experiências diferenciadas aos seus clientes. “O RAN é de longe a parte mais cara e complexa de uma rede CSP, pois as cargas de trabalho executadas ali exigem latência ultrabaixa e alto desempenho”, disse Stephen Spellicy, vice-presidente de Marketing de Produtos e Soluções, Provedor de Serviços e Edge da VMware. “Nosso trabalho contínuo com a Cohere Technologies mostra o valor de desagregar funções de hardware e movê-las para a Nuvem telco. Nossa solução foi projetada para ajudar a acelerar a automação, otimização e monetização de RAN, permitindo que os CSPs implementem aplicativos RAN nativos da Nuvem e inteligentes, criados por uma crescente comunidade de desenvolvedores xApp”, completou.
A solução reunirá a plataforma RAN Intelligent Controller (RIC) da VMware e o Spectrum Multiplier e Cloud Scheduler xApps da Cohere. O RIC é uma nova função introduzida pela O-RAN Alliance, que permite aos CSPs implementarem aplicativos de controle e gerenciamento nativos da Nuvem na RAN. Essencialmente, ele virtualiza as Unidades Centralizadas (UCs) e Unidades Distribuídas (UDs) RAN, onde a inteligência RAN complexa foi previamente incorporada. A VMware projetou sua plataforma RIC mantendo a experiência do desenvolvedor no centro e oferece um RIC Software Developer Kit (SDK) a qualquer desenvolvedor terceirizado para criar aplicativos que podem ser implantados na RAN. Hoje, a maioria desses aplicativos é voltada para tornar a rede mais rápida, incluindo o Spectrum Multiplier xApp da Cohere.
Já o Spectrum Multiplier e o Cloud Scheduler xApps da Cohere melhoram a eficiência espectral para CSPs em até duas vezes, permitindo que as redes móveis existentes se comuniquem com vários usuários simultaneamente nos mesmos recursos de tempo e frequência. Isso é obtido usando emparelhamento dinâmico e inteligente, bem como técnicas de pré-codificação. O resultado é uma maior eficiência espectral e latência de rede que ajuda os CSPs a oferecer uma melhor experiência do usuário e a aliviar os gargalos de capacidade quando a demanda é alta. Ele torna sua rede mais bem equipada para fornecer serviços sensíveis à largura de banda, como streaming Realidade Aumentada e Virtual (RA/RV), vídeos 360/4K e jogos imersivos, entre outros.
“Os CSPs estão gastando dezenas de bilhões de dólares no espectro 5G e ser capaz de obter o máximo desse investimento é fundamental”, disse Ray Dolan, presidente e CEO da Cohere Technologies. “A Cohere é a primeira empresa a superar os desafios de latência de mover inteligência crítica do RAN para a Nuvem usando a plataforma RIC da VMware. Nosso software, quando executado na plataforma RIC da VMware, fornece aos CSPs uma solução poderosa para estender a eficiência espectral e oferecer uma ótima experiência do usuário aos clientes que acessam os serviços 5G”, afirmou.
Serviço
www.vmware.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo