Com a evolução tecnológica a toda velocidade, empresas desenvolvedoras de software estão se vendo obrigadas a investir pesado em inovação e novas práticas para se destacar das demais concorrentes e obter sucesso na Transformação Digital.
Entre as alternativas encontradas pelas desenvolvedoras de software, está o DevOps. Prática que se tornou essencial para empresas que querem se manter em alto nível na indústria de softwares.
O relatório anual, produzido pela americana Puppet, apontou que empresas que adotaram o DevOps em suas operações obtiveram seis vezes mais sucessos em seus softwares desenvolvidos, frente a empresas com processos convencionais para desenvolvimento de sistemas.
Cultura DevOps
DevOps é uma abordagem de cultura e automação, cujo objetivo é agregar mais valor aos negócios e aumentar sua capacidade de resposta às mudanças através de entregas de serviços rápidos e de alta qualidade.
Assim como a maioria das alternativas tecnológicas, o DevOps existe há décadas, mas somente nos últimos anos que as empresas do setor perceberam seus benefícios, passando a ter mais agilidade e proporcionando uma melhor experiência ao cliente.
O CMO da Sauter Digital, empresa de Transformação Digital especializada em dados, DevOps e Nuvem, Zeca Branco, explica que a cultura DevOps permite que as equipes criem softwares de maneira mais ágeis, estáveis e escaláveis.
“Os processos de desenvolvimento de software precisam de um equilíbrio entre as áreas de desenvolvimento e operações. Foi aí que o movimento DevOps surgiu, para reduzir atritos culturais, unindo processos, habilidades e técnicas para desenvolver produtos com maior qualidade e eficiência”, destaca o CMO.
A popularização do DevOps
Mesmo diante de uma disseminação do tema entre as empresas de Transformação Digital, poucas, de fato, já implementaram a cultura DevOps. As que adotaram o DevOps, como a Sauter Digital, conquistam, cada vez mais, maior visibilidade no mercado. É uma cultura que veio para ficar.
“A prática de DevOps se tornou essencial para as empresas que querem manter alto nível na indústria de softwares. Pois, além de agregar maior valor a seus produtos, também proporciona uma maior segurança no momento de finalizar o processo e entregar o produto ao cliente. As empresas que não se acostumarem com essa ideia, ficarão para trás”, finaliza Emerson Lima, CEO da Sauter.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo