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Empresas que promovem um consumo mais consciente em prol do meio ambiente

Segundo dados do Kantar Global Monitor, 85% dos consumidores valorizam positivamente a compra de produtos de empresas que apoiam as causas que os interessam

Empresas que promovem um consumo mais consciente em prol do meio ambiente

Embora a sustentabilidade já estivesse no centro das estratégias das empresas há vários anos, com a chegada da pandemia da Covid-19 ela se tornou ainda mais importante para o varejo. Hoje, um dos principais desafios do setor é a crescente demanda de consumidores por produtos e serviços que respeitem o meio ambiente. Segundo dados do Kantar Global Monitor, 85% dos consumidores valorizam positivamente a compra de produtos de empresas que apoiam as causas que os interessam.

Essa é uma oportunidade única para que os varejistas mostrem um verdadeiro compromisso com o meio ambiente, fazendo mudanças definitivas que influenciam os hábitos do consumidor, tanto no estilo de vida quanto na forma de consumo. Atualmente, no setor, várias empresas em todo o mundo estão investindo em iniciativas sustentáveis para promover uma atitude de consumo mais consciente e responsável entre seus consumidores, entre as quais se destacam:

Reciclagem
Marcas como H&M, Etam e L’Oréal têm implementado com sucesso ações relacionadas com reciclagem e proteção ao meio ambiente.

Este ano, a Natura & Co foi reconhecida como a primeira empresa do setor de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal mais sustentável do mundo no ranking Global 100 da Corporate Knights, pela criação e desenvolvimento de produtos inovadores com recursos renováveis, bem como o uso de embalagens feitas com materiais reciclados pós-consumo, entre outras iniciativas.

A Unilever também implementou medidas importantes para reduzir sua “pegada de plástico” usando como base 3 pilares fundamentais: usar menos plástico, usar um plástico melhor ou não usar plástico quando possível. Esse caminho ajudará a empresa a cumprir com seu compromisso de, até 2025, garantir que todas as suas embalagens plásticas sejam recicláveis, compostáveis ou reutilizáveis.

Marcas neutras na emissão de carbono
No campo tecnológico, o Tiendeo.com.br está empenhado em se tornar uma plataforma neutra na emissão de CO2. Além de ser uma alternativa mais ecológica aos catálogos de papel, a empresa de catálogos online compensa as emissões de carbono emitidas por sua atividade digital por meio do programa de reflorestamento Bosque Tiendeo. A Apple também se comprometeu a tornar tanto seus produtos como a cadeia de suprimentos 100% neutros em emissão de carbono até 2030.

Produtos de segunda mão
No que diz respeito à indústria da moda, empresas como a Adidas Originals estão transformando o plástico que inunda os oceanos em tênis, outras marcas de moda como Gucci e Burberry também ousaram se aventurar no mercado de segunda mão.

Tiendas 100% ecológicas
A Zara está na vanguarda deste novo conceito de lojas, com sistemas de iluminação e de ar condicionado renováveis e baixo consumo de energia, fabricados a partir de materiais que absorvem CO2, além de outros desenvolvimentos tecnológicos (ecrãs interativos) que irão contribuir para uma experiência na loja muito mais agradável.

Também em uma linha mais sustentável, a C&A lançou outras iniciativas, como esvaziar as vitrines para sensibilizar os clientes sobre a emergência climática, ou a promessa de abastecer todas as suas lojas com energia elétrica proveniente de fontes 100% renováveis até 2025, demonstrando assim seu compromisso com o meio ambiente.

Cadeia de abastecimento sustentável
Usar a água de maneira mais consciente, uma correta gestão dos resíduos e a implantação de energias renováveis são algumas das práticas sustentáveis que as empresas podem incorporar para garantir que sua cadeia de abastecimento, além de inovadora e eficiente, seja mais ecologicamente correta.

Nesse sentido, a Nestlé desenvolve sistemas de tratamento de água, energias verdes para reduzir tanto o consumo desse líquido vital como a queima de resíduos de café em várias de suas fábricas. Com o gerenciamento de logística reversa simplificado, a Home Depot passou a envolver seus pontos de venda, centros de distribuição, fabricantes e clientes na coleta de paletes de madeira vazios, plásticos e papelão após colocar as mercadorias nas lojas para reciclar ou consertar materiais.

Desde o início do Tiendeo em 2011, os três fundadores trabalharam para formar uma equipe multidisciplinar, jovem e igualitária em todos os seus escritórios. Tanto é que, apesar de ser uma empresa de tecnologia (setor que tem menos presença de profissionais do sexo feminino), cerca de metade do quadro de funcionários é formado por mulheres, e esse número sobe para 65% quando se trata de cargos gerenciais.

 

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