A Bauducco, empresa do Grupo Pandurata, iniciou o projeto de implementação S/4Hana, da SAP em 2019, após identificar oportunidades de crescimento e vendas para além das suas limitações tecnológicas. Há 25 anos estava com o mesmo sistema de gestão e buscava uma solução que agisse de modo amplo e simplificasse o landscape, além de aperfeiçoar e aproveitar mais a plataforma de comércio eletrônico para a melhoria da experiência dos usuários.
Diante disso, a Digibee, scale-up brasileira que atua na integração de softwares, foi responsável pelo processo de integração de todos os sistemas legados e de fornecedores para um novo ERP em Nuvem na empresa. Além disso, a implementação incluiu outras quatro empresas que pertencem ao Grupo, no Brasil e nos Estados Unidos. A Digibee foi escolhida por trazer mais transparência à operação e pela rapidez na implementação.
Mesmo diante do início do cenário pandêmico, causado pelo novo Coronavírus, o go live – que é quando um produto ou sistema se torna disponível ao público – estava agendado para vinte dias após o início do lockdown e não poderia ser adiado. Em apenas dez meses de projeto, a Digibee conseguiu realizar toda a operação e o go live ocorreu dentro do esperado, sem falhas e sem prejuízos à jornada do consumidor final da Bauducco.
O uso da Digibee HIP, plataforma de integração de sistema, fez com que a Bauducco reduzisse em 30% o tempo e o custo do processo de integração. O cálculo foi feito a partir do que foi investido, em comparação com a quantidade de desenvolvedores que seria necessário para concluir o projeto internamente. De acordo com Fábio Martins, gestor de projetos da Bauducco, “A implementação superou as expectativas. Os maiores benefícios foram a transparência e a extrema robustez da operação. Tendo a Digibee como único parceiro, os ganhos foram diversos; a plataforma é muito estável e escalável.”.
A modernização também permitiu que a Bauducco acelerasse o comércio eletrônico e aumentasse em 38% o volume de vendas online. O crescimento ficou exposto, especialmente, no desempenho das vendas online de panetones durante o Natal de 2020. Ademais, houve redução dos problemas internos com a nova integração, possibilitando o aumento do faturamento e benefícios ao cliente final.
Segundo Leandro Oliveira, arquiteto de Sistemas da Digibee, “durante a operação tivemos que mediar a comunicação do S/4Hana com sistemas de tecnologias, arquiteturas e linguagens completamente diferentes entre si, da forma menos impactante possível. Mas concluímos a implementação, que envolveu cerca de 70 integrações, de forma bem-sucedida.”.
Com a implementação, agora a Bauducco possui um único ponto focal de análise de integrações dos diferentes sistemas e tecnologias, agilizando eventuais verificações de erros e simplificando toda a dinâmica dos processos aos colaboradores internos.
A Digibee recebeu cerca de R$ 40 milhões em dois aportes de investimentos e está sediada no Cubo Itaú, em São Paulo. A empresa foi acelerada pela Endeavor e pelo iDEXO, da Totvs e conta hoje com mais de 90 clientes, entre eles Cielo, Porto Seguro, CCR, Fleury, Duratex, Dasa, Bauducco, Assaí Atacadista, Santander, Canon, Rede D’Or, Makro e Accenture. Deu início à estratégia de expansão internacional no segundo trimestre de 2020, com a abertura da operação em Nova Iorque, Estados Unidos.
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