Se antes o argumento de fabricantes de que o Canal de Distribuição – distribuidores, revendedores, integradores –, é essencial para a cobertura de vastos territórios, hoje a pandemia reforçou que a colaboração, em todo o seu espectro, é fundamental para a eficácia, e até mesmo, a sobrevivência de empresas.
Com essa visão, a Intel realizou no final de 2020 um estudo junto a empresas de TI da Argentina, Chile, México, Canadá e Colômbia. No Brasil foram pesquisadas 246 empresas clientes e parceiras e o resultado do Desafios e Oportunidades das empresas de TI, foi divulgado pelo diretor de Canais, Distribuição e Alianças da Intel Brasil, Américo Tomé.
Como a pandemia do novo Coronavírus impactou a receita global da sua empresa está entre as questões formuladas. Nesse sentido, o estudo mostra que 65% das que mais cresceram, tiveram aumento superior a 25% na receita. “Durante a pandemia, 50% das fornecedoras de TI entrevistadas conseguiram manter estabilizado o crescimento”, destaca Tomé.
A expectativa para o pós-pandemia, segundo o diretor, é de crescimento e o estudo identificou que as empresas já estão criando estratégias de vendas para superar obstáculos. Entre os mercados potenciais para oferta de serviços e soluções estão Industrial, Educacional, Imobiliário, Transporte e Construção. Há, ainda, grande expectativa de crescimento nas vendas de PCs e servidores, em função do cenário atual de trabalho e estudo remotos.
“Para os quatro próximos anos haverá investimentos nas tecnologias que mais devem crescer”, diz o diretor. Para 96% dos entrevistados, as soluções com base na Computação em Nuvem terão crescimento; para 93% as ofertas de IoT triplicarão e 95% os gastos com Inteligência Artificial triplicarão.
O estudo abrangeu os vários portes – de pequenas a grandes empresas; anos de atividades e de receita.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo