book_icon

Projeto Include, do Instituto Campus Party, abre 650 vagas para curso gratuito de robótica

As inscrições são voltadas para jovens de 12 a 20 anos de escolas públicas do Distrito Federal

Projeto Include, do Instituto Campus Party, abre 650 vagas para curso gratuito de robótica

O projeto Include, do Instituto Campus Party, abre 650 vagas gratuitas para o seu curso online de robótica desplugada em todo o Distrito Federal. Para se inscrever, o aluno pode acessar diretamente o link bit.ly/inscricaoinclude.

Ao todo, o Include conta com 12 espaços nas regiões de Sol Nascente, Ceilândia, Água Quente, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Estrutural, Biotic, Itapoã, Paranoá e Café sem Troco. As unidades foram instaladas em 2020, mas devido a pandemia da Covid-19 as aulas se iniciaram em formato online, por enquanto.

“O Include é um programa que visa promover inclusão social e econômica para jovens de comunidades carentes, que não têm acesso à educação tecnológica. Com a pandemia, preparamos nossos profissionais para que pudessem levar conhecimento, por meio do ensino da robótica, computação e programação para esses jovens dentro das suas comunidades, mesmo à distância”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Em Santa Maria, diferente das outras regiões, serão atendidos presencialmente 75 jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa de internação, na Unidade de Internação de Santa Maria – UISM.

É o primeiro Laboratório de Tecnologia dentro de um centro de internação. “Queremos promover a socioeducação digital desses jovens e prepará-los para o mercado de trabalho”, afirma Sidiane Zanin, diretora do Projeto Include.

A abertura em Santa Maria segue as medidas de proteção e protocolos de saúde para evitar a contaminação do novo coronavírus. Entre as normas adotadas pelas instituições estão o não compartilhamento de materiais eletrônicos e didáticos, higienização e limpeza dos ambientes e pessoal, uso de equipamento de proteção pelos profissionais (que serão previamente vacinados) e alunos, além da necessidade de aferição da temperatura.

A iniciativa conta com a parceria da SECTI – DF e com apoio SEBRAE e GRUPO GOUVEA. “O Include traz oportunidade de inclusão e faz chegar à tecnologia e inovação onde dificilmente chegaria”, ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Maximo.

Além do Distrito Federal, o projeto já conta com instalações em Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. Outros em fase de implantação: Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.

O Include tem o objetivo de inserir jovens de comunidades carentes ao ambiente digital, possibilitando o conhecimento das novas tecnologias e abrindo oportunidades de ingresso ao mundo digital, estudos e mercado de trabalho. Os Includes são instalados em comunidades de baixa renda, projetados e equipados para oferecer gratuitamente à população cursos com metodologia e linguagem de software e hardware, desenvolvidos para a inclusão de jovens no mundo digital.​

A associação civil sem fins lucrativos foi fundada em 2009, com o objetivo de incentivar e promover atividades e projetos nas áreas, cultural, educacional gratuita, de inclusão digital, do desenvolvimento tecnológico e econômico, dos direitos estabelecidos, da assistência social e da cidadania.

650 vagas gratuitas

Francesco Farruggia

Instituto Campus Party

projeto Include

Sidiane Zanin

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento